Alemanha de A a Z

Período: de 31/03/2014 a 01/06/2014

O Goethe-Institut, como parte da Temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014”, e o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura do Estado, localizado no prédio da Estação da Luz, trazem para São Paulo a exposição “Alemanha de A a Z”, que ficará em cartaz de 1 de abril a 1 de junho, com entrada gratuita.

Entre as curiosidades apresentadas na exposição, o visitante poderá descobrir quantas salsichas o alemão consome por ano, o que os alemães mais gostam de presentear no Natal e até mesmo que o jardim da infância é uma ideia originária da Alemanha.

Usando as 26 letras do alfabeto e uma série de elementos interativos, “Alemanha de A a Z” oferece uma visão bem humorada, educativa e autocrítica do país e de seus habitantes. Cada uma das letras abriga vitrines, gavetas e vídeos contendo objetos e informações relacionados a 26 temas. Assim, partindo da letra “A” de Arbeit (trabalho), passando por “U” de Umwelt (meio ambiente) até “Z” de Zukunft (futuro), os textos, áudios e objetos proporcionam uma viagem sensorial pela Alemanha e um panorama sobre sua história, política e cultura.

Considerado um projeto emblemático da Temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014”, a exposição promove o encontro da língua e da cultura dos dois países.

“Alemanha de A a Z” iniciou a sua turnê na cidade de Recife, passando por mais cinco cidades e culminando em São Paulo, onde estará em cartaz até 1 de junho. Escolas podem agendar visitas guiadas à exposição, que contará com mediadores durante todo o período expositivo.

Para mais informações, acesse www.goethe.de/brasil/alemanhaa-z

Realização: Goethe-Institut

Parceria: Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo | Museu da Língua Portuguesa