Poesia Agora

Período: de 22/06/2015 a 27/09/2015

O Museu da Língua Portuguesa, consagrado por suas grandes exposições, abriu suas portas, pela primeira vez em junho de 2015, para receber quase 500 poetas da atualidade. De autores célebres aos ainda não publicados, eles estiveram na exposição “Poesia Agora”.

A ideia da exposição veio de longe – nasceu três anos antes de sua concepção – e teve dois focos principais: um de mostrar o que estava sendo feito em termos de poesia (ou seja, mostrar quem estava produzindo “Poesia Agora”) e o outro de instigar o público a elaborar seus versos e entrar no mundo poético.

Os visitantes eram convidados a interagir com a mostra. Na Sala de Leitura, por exemplo, as pessoas podiam montar poesias com as palavras das lombadas de mais de 150 livros, além de deixar suas próprias poesias escritas no material.

Com patrocínio dos Correios, realização da Secretaria de Estado da Cultura e do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, que administra o Museu da Língua Portuguesa, Poesia Agora teve curadoria do escritor e editor literário Lucas Viriato, coordenação artística de Domingos Guimaraens e Yassu Noguchi, e cenografia assinada por André Cortez.