Câmara Cascudo – O tempo e eu (e vc)

Período: de 19/10/2015 a 14/02/2016

O mais conhecido estudioso da cultura popular brasileira, também etnógrafo, pesquisador, folclorista e escritor norte-rio-grandense, Luís da Câmara Cascudo, ganhou, em 2015, uma exposição inédita no Museu da Língua Portuguesa. A mostra, intitulada “O Tempo e Eu (e VC)”, foi uma realização da Casa da Ribeira São Paulo e Instituto Câmara Cascudo.

Com a coordenação de Gustavo Wanderley, diretor da Casa da Ribeira, a concepção do projeto surgiu da ideia de transformar os escritos e pesquisas do autor numa experiência única e inovadora. Assim nasceu a mostra que, montada no primeiro andar, ocupou mais de 600 m² de área, dividida por módulos que abordaram as diversas temáticas.

Todo o conteúdo foi inspirado no universo do maior estudo sobre cultura popular do Brasil realizado por Cascudo, que compreendeu não só sua vasta bibliografia pesquisada, mas sons, cheiros, paisagens, gestos, experimentos e costumes. Desta forma, o recorte curatorial foi definido a partir de cinco módulos: Biografia; Danças; Oralidade; Crenças e Cozinha Brasileira.

A exposição, que inaugurou em 19 de outubro, permaneceu em exibição por menos de dois meses, tendo sido interrompida pelo fatídico incêndio que consumiu o Museu da Língua Portuguesa em 21 de dezembro de 2015.