Caixa de Letras

Período: de 15/08/2015 a 25/10/2015

De agosto a outubro de 2015, o Museu da Língua Portuguesa realizou, em parceria com os Colégios Albert Sabin, Vital Brazil e AB Sabin, de São Paulo, a exposição “Caixa de Letras”, pelo projeto Cultura na Rua. A mostra, que ficou em cartaz no Espaço Estação, contou com a curadoria do professor e designer gráfico Henrique Nardi.

Concebida com o objetivo de disseminar a cultura tipográfica e revelar a importância das letras no cotidiano das pessoas, a exposição proporcionou aos visitantes uma experiência única com as escritas que os cercam, levando-os a fazer novas descobertas sobre as tipografias que veem diariamente.

A mostra apresentou diversos estilos de tipos, entre eles: escrita urbana (pichação e letras vernaculares); editorial (fontes utilizadas em jornais, revistas, livros e dicionários); sinalização (tipos utilizados em placas de ruas e rodovias, com destaque para as diferentes fontes usadas ao longo dos anos nos totens da Avenida Paulista); e tipos de madeira (letras produzidas para impressão de cartazes entre os séculos XIX e XX).