Origem dos nomes dos municípios paulistas é tema de mesa-redonda gratuita

No próximo dia 17 de agosto, às 10h30, será realizada mesa-redonda sobre a origem dos nomes dos municípios paulistas. O evento, que compõe a programação especial do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, antecede a inauguração da exposição “A Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas”, em setembro, na cidade de Itápolis.

A mostra é idealizada a partir do livro organizado por Enio Squeff e tem a coautoria Helder Perri Ferreira.  Antonio Carlos Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa, Enio Squeff, jornalista e artista plástico, e Marcel Ávila, tradutor e mestre em línguas indígenas, integram a mesa.

“O estado de São Paulo é formado por 645 municípios, cada um com uma história diferente e com suas tradições locais. Conhecer a cidade onde nascemos ou a que escolhemos para morar é importante para nossa identidade cultural. Convidamos a todos a viajar pelas nossas origens”, declara Antonio Carlos de Moraes Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa.

Para participar da mesa, que acontecerá no Auditório do Museu Catavento, no bairro do Brás, os interessados devem se inscrever pelo site http://goo.gl/2DxE1u. As vagas são limitadas (200) e a participação, gratuita. Os participantes serão certificados.

A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProaC – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura; do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, organização social de cultura que gere o Museu da Língua Portuguesa; e da Arquiprom, proponente e produtora. O projeto tem o patrocínio de Comgás e Syngenta e a mesa-redonda tem o apoio da organização social Catavento Cultural e Educacional.

 

Serviço Mesa-redonda “O processo de transposição do livro para a exposição e as origens tupi”

Data: 17 de agosto

Horário: às 10h30

Local: Auditório do Museu Catavento – Espaço Cultural da Ciência

Avenida Mercúrio, s/n – Brás – Pq. Dom Pedro II

Entrada pelo portão do Engenho, próximo ao avião.

Entrada de veículos pelo portão 2.

Inscrições pelo site: http://nomesmunicipios.wixsite.com/arquiprom

Participação gratuita. 200 vagas.