Últimos dias para visitar a exposição “Origem dos nomes dos Municípios Paulistas”, em Campos de Jordão

No próximo dia 8 novembro, a exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, se despede do Mercado Municipal de Campos de Jordão. Desde a inauguração, a mostra Origem dos nomes dos Municípios paulistas já atingiu a marca de mais de 1,5 mil visitantes.
A exposição, que desvenda o significado dos nomes dos 645 municípios paulistas, foi criada a partir do livro de mesmo nome escrito pelo jornalista e artista plástico Enio Squeff, em coautoria com Helder Perri Ferreira (2004).
A realização é do Governo do Estado de São Paulo e conta com incentivo do Proac – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura; do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, organização social de cultura que gere o Museu da Língua Portuguesa; da Arquiprom, proponente e produtora do projeto e da Tudo Cultural. O patrocínio é da Comgas e Syngenta. O apoio local é da Prefeitura do Município de Campos de Jordão.

A Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas em Campos de Jordão
A exposição, que aproxima o visitante da cidade onde mora, ou escolheu morar, explora seis temas:
– O que é um município? Como se forma, como se nomeia?
– Os topônimos: a grande influência das línguas indígenas.
– A fé católica – os santos de devoção viram nomes de cidades
– Os personagens e as homenagens.
– O nome dos municípios.
– Quem nasce aqui, chama como?

São 70 m² distribuídos em quatro contêineres/display especialmente projetados para receber o conteúdo expositivo. Os destaques ficam para duas telas touchscreen. Em uma delas as pessoas podem criar suas cidades ideais, escolhendo se ficarão no campo ou na praia, a base da economia, sua arquitetura, e outras peculiaridades. O outro grande painel representa uma versão digitalizada do livro de Enio Squeff, onde estão catalogados os 645 municípios do estado e seus respectivos topônimos.

Além dos painéis, o passeio conta com diversos elementos cenográficos com informações curiosas sobre os municípios paulistas, além de reproduções de aquarelas de Enio Squeff. Essas peças informam, por exemplo, que cerca de 1/3 dos nomes das cidades têm alguma influência indígena; mais de 40 carregam o nome de alguma personalidade histórica; e pelo menos 59 ostentam nomes de santos da Igreja Católica.

Campos de Jordão
Segundo o tupinólogo Helder Perri Fereira, antes de Campos de Jordão assumir este topônimo, o povoado situado no meio da serra da Mantiqueira era conhecido por Campos de Ignácio, em referência às campinas ou fazendas em que o pioneiro Ignácio Caetano Vieira de Carvalho tinha se estabelecido na região de Taubaté, desde 1771, e que somavam 269 quilômetros quadrados, a mesma área que o município de Campos de Jordão hoje possui.
A denominação atual provém do sobrenome do brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, que, em 1825, adquiriu as terras dos herdeiros de Ignácio, os quais, em dificuldades financeiras, hipotecaram-lhe a ses¬maria. E que, por isso, perderiam o direito de ter seu nome ligado aos campos, que passaram a ser conhecidos, a partir de então, pela alcunha de seus novos proprietários, os Jordão. O fato aconteceu quase um século depois (em 1915), em que o antigo povoado de vila Jaguaribe tornou-se distrito do município de São Bento de Sapucaí, do qual se emanciparia mais tarde.

Sobre o Museu da Língua Portuguesa
As instalações do Museu da Língua Portuguesa foram atingidas por um incêndio de grandes proporções no dia 21 de dezembro de 2015, o que obrigou o fechamento do espaço para a visitação pública. Entretanto, a instituição continua viva, promovendo ações educativas e exposições itinerantes.
Em janeiro de 2016, foi firmado convênio entre a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho e a organização social ID Brasil, com o objetivo de reconstruir o Museu da Língua Portuguesa no menor prazo possível. Com esse mesmo objetivo, em 21 de março, o Governo do Estado de São Paulo e a Fundação Roberto Marinho deram início a uma articulação junto à iniciativa privada para formar uma aliança solidária em apoio à reconstrução e restauro das áreas afetadas pelo incêndio, contemplando, também, atualizações da concepção curatorial, expográfica e do projeto de acessibilidade.
Ainda no âmbito do convênio firmado, foram realizadas ações emergenciais no prédio histórico da Estação da Luz, onde o Museu funciona, a fim de preservar o conjunto arquitetônico protegendo das chuvas e retirando os escombros para liberar os espaços para os trabalhos de restauro e recuperação.

Serviço Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas em Campos de Jordão
Local: Mercado Municipal de Campos de Jordão (Av. Dr. Adhemar de Barros, 26 – Abernéssia)

Visitação do público: 7/10 a 8/11, de segunda a sábado, das 8 às 18 horas
Agendamento de excursões e turmas escolares: (12) 3664 4427