Museu da Língua Portuguesa estará na Bienal Internacional do Livro Rio

Museu da Língua Portuguesa, que está em reconstrução em São Paulo, leva sua experiência-símbolo e atividades educativas para a 18ª edição da Bienal Internacional do Livro, no Riocentro.

O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro. Uma instalação audiovisual vai recriar a experiência-símbolo do Museu: a Praça da Língua, na 18ª Bienal Internacional do Livro, que começa no próximo dia 31.

A experiência imersiva conta com trechos clássicos de poesia, prosa e música produzidas em língua portuguesa – de Carlos Drummond de Andrade a Dorival Caymmi, passando por Fernando Pessoa, Nelson Rodrigues e Lamartine Babo –, interpretados por nomes como Maria Bethânia e Matheus Nachtergaele.

Seguindo o espírito que consagrou o Museu da Língua Portuguesa, as ações na Bienal reúnem tecnologia, literatura e interação com os diversos públicos, para celebrar esse idioma falado em nove países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste). O Museu está sendo reconstruído em São Paulo, depois do incêndio que o atingiu em dezembro de 2015.

O Museu da Língua Portuguesa na 18ª Bienal Internacional do Livro Rio é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo, da EDP e do Grupo Globo.

O espaço também vai promover atividades educativas que celebram a língua portuguesa, em três eixos: suas origens e seus usos diversos, que fazem dos falantes também “autores” do idioma; as palavras como elementos visuais, a partir do idioma escrito; e a língua que se torna literatura. A programação educativa foi desenvolvida em parceria com a curadora do espaço infantil da Bienal do Livro, Daniela Chindler.

Museu está em reconstrução em São Paulo

O Museu da Língua está sendo reconstruído, em São Paulo, após o incêndio que o atingiu em dezembro de 2015. Estão em curso, atualmente, as obras de restauro da fachada e esquadrias. A inauguração está prevista para 2019. Seu acervo, o patrimônio imaterial da língua, continua sendo celebrado por meio de atividades como as realizadas durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em julho, quando foi montada pela primeira vez a instalação Praça da Língua. Em maio, no saguão da Estação da Luz, em São Paulo, foram realizadas atividades culturais para a celebração do Dia Internacional da Língua Portuguesa.

Em 10 anos de funcionamento na Estação da Luz, em São Paulo, o Museu recebeu cerca de 4 milhões de visitantes (319 mil destes em ações educativas). Primeiro do mundo totalmente dedicado a um idioma, trouxe ao país um novo conceito museográfico, que alia tecnologia e educação. Com uma narrativa audiovisual e ambientes imersivos, permitiu aos visitantes descobrir novos aspectos do idioma, elemento fundador da cultura do país.

O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a EDP, como patrocinadores o Grupo Globo e o Grupo Itaú e o apoio do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O IDBrasil é a organização social responsável pela gestão do Museu.

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support