Instituições brasileira e francesa estão entre as mais importantes do mundo dedicadas a idiomas. 

A língua portuguesa e a língua francesa estão entre as mais faladas do mundo, espalhadas por vários continentes e realidades culturais. Agora, duas instituições culturais dedicadas a estes idiomas firmam uma parceria para promover ações conjuntas e cruzadas, no Brasil e na França: o Museu da Língua Portuguesa, localizado em São Paulo; e a Cité internationale de la langue française (CILF / Cidade internacional da língua francesa), recém-inaugurada em Villers-Cotterêts, a 85 quilômetros de Paris. 

O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo; já a Cité internationale de la langue française pertence ao Centre des monuments nationaux (Centro de Monumentos Nacionais), do Ministério da Cultura Francês, e é um dos principais projetos culturais do Presidente Emmanuel Macron.    

A assinatura da Declaração de Intenção de Parceria entre as duas instituições ocorre nesse contexto da visita do Presidente Macron e em um momento de várias conjunções na relação Brasil-França. No começo de março, o Museu da Língua Portuguesa realizou uma série de atividades na França: a apresentação de uma versão itinerante da exposição Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, na sede da UNESCO, em Paris; um colóquio internacional sobre línguas autóctones no Collège de France e uma primeira visita técnica à CILF, quando as diretorias das duas instituições puderam fazer as tratativas finais da Declaração de Intenção de Parceria. 

Além disso, 2025 marca a realização da Temporada Brasil-França, com eventos culturais cruzados nos dois países para marcar os 20 anos da realização do Ano do Brasil na França, ocorrido em 2005, assim como os 200 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países. 

A parceria entre as duas instituições se desenvolverá principalmente a partir de cinco eixos: a troca de conhecimentos, a realização de programações ou ações conjuntas ou cruzadas, diálogo e troca de experiência sobre questões museológicas, compartilhamento de informações e troca de experiências sobre política de públicos, além de diálogos e troca de experiências sobre a relação dos museus com os territórios. 

“As duas instituições são fontes de criatividade, trocas, realização intelectual e artística e instrumento de inserção social, econômica e cidadã. A parceria fortalecerá os laços comuns de cooperação, a organização de ações no âmbito da temporada Brasil-França 2025, promovendo o plurilinguismo como um dos objetivos prioritários de suas ações”, declarou Renata Motta, diretora-executiva do IDBrasil, organização social de cultura que gerencia o Museu da Língua Portuguesa.  

“O Museu da Língua Portuguesa foi uma fonte de inspiração nas discussões que levaram à criação da Cité internationale de la langue française em Villers-Cotterêts. Hoje, nossos dois estabelecimentos, verdadeiras casas de idiomas, desejam trabalhar juntos, especialmente em questões de diversidade e plurilinguismo. A história de cada idioma é uma jornada através de continentes e séculos, e cada idioma coexiste diariamente com outros idiomas, regionais e locais, que juntos formam a riqueza de nossas expressões sensíveis”, declarou Paul Rondin, diretor da Cité internationale de la langue française – Château de Villers-Cotterêts.


SOBRE A CITÉ INTERNATIONALE DE LA LANGUE FRANÇAISE  

A Cité internationale de la langue française abriu suas portas em novembro de 2023 no coração do Château de Villers-Cotterêts, totalmente restaurado, no departamento de Aisne. É o local onde François I assinou um de seus atos mais famosos: a Portaria de Villers-Cotterêts, que transformou o francês no idioma oficial da lei e da administração. É também o local onde Molière apresentou seu Tartufo, que foi censurado em Paris, e onde Alexandre Dumas viveu… 

 Um centro cultural inteiramente dedicado à língua francesa e às culturas francófonas, a ambição da Cité é compartilhar e inspirar o maior número possível de pessoas a amar uma língua viva, reinventada por todos aqueles que a praticam em todo o mundo. 

 Sua rota turística de 1.200 m², seu rico programa cultural com salas de exposições temporárias, um teatro, pátios e um jardim, seu café, livraria, espaços compartilhados para atividades associativas e estúdios de artistas… fazem da Cité um lugar de multidisciplinar, regional e internacional, aberto a todos, no coração de um cenário verde único, a floresta de Retz.  

 Saiba mais: www.cite-langue-francaise.fr  

 

Translate »