Pessoa selecionada atuará na área da comunicação cultural da iniciativa, apoiando as ações de difusão em colaboração com comunidades dos povos originários. Serão priorizadas candidaturas de pessoas indígenas
O Centro de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas está com as inscrições abertas até o dia 20 de setembro para uma bolsa de treinamento técnico. Criado pelo Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP), com financiamento da FAPESP, o Centro pretende contribuir com a pesquisa, documentação e difusão da diversidade linguística e cultural dos povos indígenas no país.
A pessoa selecionada atuará na área da comunicação cultural do Centro de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas, apoiando as ações de disseminação, em colaboração com comunidades indígenas e instituições parceiras, em diversos formatos. Serão priorizadas candidaturas de pessoas indígenas com formação e experiência compatíveis.
Podem participar pessoas que possuam graduação completa, de preferência nas áreas de antropologia, linguística, ciências sociais, comunicação ou áreas afins. Todos os requisitos solicitados estão listados neste link.
A bolsa terá duração de até 2 anos, com o valor mensal de R$ 7.440. O edital completo pode ser consultado neste link.
Sobre o Centro
Com financiamento de R$ 14,5 milhões da FAPESP, o Centro surge com o objetivo de desenvolver pesquisas inéditas e se tornar referência nacional e internacional para constituição de coleções digitais de conhecimentos intangíveis e práticas indígenas, a partir de relações de confiança e respeito para com as comunidades e especialistas indígenas envolvidos. Além disso, essa iniciativa reforça o compromisso do Museu da Língua Portuguesa e do MAE-USP na valorização das culturas e línguas indígenas, algo que já acontece na abordagem dessa temática em suas exposições e em seus acervos.
O Museu da Língua Portuguesa, o MAE-USP e a FAPESP são instituições do Governo do Estado de São Paulo. O lançamento desta iniciativa aconteceu no dia 20 de maio, no Auditório do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. O evento marcou o início dos trabalhos de implementação do Centro e das ações que irão se desenvolver ao longo de cinco anos. Todas as informações do Centro estarão concentradas no link https://linguaseculturasindigenas.org.br/.
SERVIÇO
Bolsa para o Centro de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas
Inscrições até 20 de setembro
Mais informações neste link