Centro de Referência

Comprometido com a inovação, o CR MLP elabora projetos voltados para o uso e reúso de conteúdos do acervo.

O Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa (CR MLP) é o setor da instituição responsável por pesquisar, documentar e difundir as referências patrimoniais materiais e imateriais que compõem o acervo do MLP. É o cérebro do Museu. Em diálogo com especialistas e os públicos, constitui-se em uma frente dinamizadora dos conteúdos do MLP, com objetivo de propor discussões em torno de questões sociais e culturais relacionadas à língua portuguesa enquanto patrimônio musealizado. Para tanto, estrutura-se por meio de quatro eixos: pesquisadocumentaçãodifusão parcerias nacionais e internacionais. 

Comprometido com a inovação, o CR MLP elabora projetos voltados para o uso e reúso de conteúdos do acervo, lançando mão de tecnologias e de estratégias colaborativas para ampliar e preservar o repertório patrimonial da instituição e realizar sua difusão no cumprimento da função social do Museu. Nesse sentido, uma de suas linhas de atuação é desenvolver ações voltadas a apoiar o ensino e aprendizagem da língua portuguesa, potencializando a vocação do Museu para a educação. Visando este objetivo, o CR MLP tem como uma de suas frentes o Lab_Língua Portuguesa. 

LAB_Língua Portuguesa  

É a frente do CR MLP voltada a articular parcerias com entes ligados à educação, pesquisa e tecnologias, com vistas à realização de projetos de transposição de conteúdos, priorizando iniciativas que dialoguem com o aprendizado da língua portuguesa e o apoio a jovens no desenvolvimento de competências e habilidades ligadas à língua, comunicação e cultura.  

Dentre as ações a serem desenvolvidas pelo Lab estão a concepção de cursos permanentes de formação e capacitação, desenvolvimento de materiais voltados à aprendizagem da língua portuguesa, realização de eventos com especialistas do tema, bem como da área de tecnologias, audiovisual, games e aplicativos, dentre outros. Dessa forma-se, objetiva-se consolidar o Lab como o ponto de encontro sobre inovação e língua portuguesa. 

 

Pesquisa e acervo

O Museu da Língua Portuguesa apresenta um repertório organizado de informações, fotografias, áudios e vídeos que tratam sobre a história da língua portuguesa e suas manifestações sociais e culturais.  

Para acessar esse material com a finalidade de pesquisa, entre em contato com o Centro de Referência do MLP. É possível agendar uma visita presencial ou obter acesso on-line. 

 

Doações e solicitações de uso do acervo 

O Museu da Língua Portuguesa não recebe doações de acervos materiais devido ao fato de não ter ainda estabelecida uma Política de Gestão de Acervos. 

Tem dúvidas? Entre em contato com o Centro de Referência do MLP e compartilhe maiores informações para registro e referenciamento do material. 

Atenção: livros podem ser doados!
O MLP não possui uma biblioteca, mas pode encaminhar sua doação para bibliotecas e entidades parceiras. 

 

Solicitações de uso 

Todo o acervo do MLP é protegido por direitos autorais, inclusive o conteúdo publicado no site (vide Termos de Uso). Para solicitar o uso de quaisquer materiais, entre em contato com o Centro de Referência. 

 

Atendimento presencial

O Centro de Referência recebe presencialmente visitantes de terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h, exceto feriados. A realização de pesquisas no local pode ser agendada previamente através dos contatos abaixo.

 

 

Entre em contato com o CR MLP
centrodereferencia@mlp.org.br
+55 11 4470-1507
Entrada pelo Pátio B da Estação da Luz.
Acesso pela Praça da Luz e gare da Estação. 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support