Etapas

  • Projeto para restauração da fachada e das esquadrias. Concluída
  • Projeto para restauração da cobertura Concluída
  • Obra para restauração da fachada e esquadrias Concluída
  • Projeto arquitetônico de adequação interna Concluída
  • Obra para reconstrução da cobertura Concluída
  • Projeto curatorial e museografia Concluída
  • Obra de adaptação interna Concluída
  • Conteúdo e implantação da museografia Concluída
  • Conclusão da reconstrução Concluída

2015

Dezembro/15

Incêndio atinge o Museu da Língua Portuguesa, no dia 21. Saiba mais.

Dezembro/15

Menos de 48h após o incêndio, são realizadas ações emergenciais no local, com objetivo de garantir a segurança e preparar o conjunto arquitetônico para os trabalhos de restauro e recuperação.

2016

Janeiro/16

Convênio para reconstruir o Museu da Língua Portuguesa é assinado pelo Governo do Estado de São Paulo, Fundação Roberto Marinho e IDBrasil, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Museu. Saiba mais.

Março/16

Início de nova etapa de obras na Estação da Luz e no Museu da Língua Portuguesa, envolvendo a impermeabilização das lajes expostas, a instalação de sistemas de drenagem e a construção de uma sobrecobertura para evitar infiltração de água da chuva no edifício, preparando-o para todo o período de restauro. Saiba mais.

Março/16

Encontro no Palácio dos Bandeirantes, no dia 21, para articulação, junto à iniciativa privada, com o objetivo de formar uma aliança solidária para apoiar a reconstrução do Museu. Durante a reunião, foi anunciada, também, a parceria entre a Fundação Roberto Marinho e a Granito & Partners. Saiba mais.

Maio/16

Seminário “Museu da Língua Portuguesa: conquistas e desafios” é realizado, nos dias 2 e 3, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, para provocar reflexões sobre o futuro do Museu, a partir da análise dos resultados conquistados nos 10 anos de seu funcionamento. Profissionais envolvidos na criação e operação do Museu participaram do evento. Saiba mais.

Junho/16

Contratação dos projetos de restauro da fachada e das esquadrias, da cobertura e da arquitetura de interior.

Agosto/16

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, visita o Brasil e o Museu da Língua Portuguesa e declara o apoio do Estado e da sociedade portuguesa à reconstrução do Museu.

Novembro/16

Aprovação do projeto de restauro nos órgãos de patrimônio – IPHAN, CONDEPHAAT e CONPRESP – e no Ministério da Cultura para captação de recursos pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. O arquiteto Pedro Mendes da Rocha, que desenvolveu o projeto original do Museu, junto com Paulo Mendes da Rocha, é responsável pelo projeto de arquitetura da reconstrução.

Dezembro/16

É anunciada a formação da aliança solidária, no dia 12, para a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa: a EDP é a patrocinadora máster, Grupo Itaú e Grupo Globo são patrocinadores, com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais. Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

Dezembro/16

Início da restauração das fachadas e esquadrias atingidas pelo incêndio, no dia 21.

2017

Janeiro/17

Início do acompanhamento do projeto de sustentabilidade para certificação LEED e estudos preliminares de instalações prediais.

Julho/17

Ação do Museu da Língua Portuguesa celebra idioma em constante transformação. Saiba mais.

Junho/17

Governo de São Paulo assina, com o governo de Portugal e a Fundação Roberto Marinho, acordo para recuperação do Museu da Língua Portuguesa. Saiba mais.

Setembro/17

Restauração das fachadas e esquadrias do Museu da Língua Portuguesa preserva patrimônio histórico e tem sustentabilidade como premissa: cerca de 85% da madeira utilizada vêm de material reaproveitado do próprio edifício. Saiba mais.

Dezembro/17

Restauração das fachadas do Museu da Língua Portuguesa é encerrada. Saiba mais

2018

Fevereiro/18

Madeira certificada chega ao Museu da Língua Portuguesa para reconstrução da cobertura. Projeto busca o selo LEED de sustentabilidade. Saiba mais.

Julho/18

Reconstrução da cobertura do museu da língua portuguesa foi concluída. Saiba mais.

2019

Dezembro/19

Conclusão das obras de restauro do Museu e da Estação da luz Saiba mais.

Novembro/19

Concluído o restauro do saguão da Estação da Luz. Saiba mais.

2021

Julho/2021

Reinauguração do Museu da Língua Portuguesa. Saiba mais.

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support