Destaques da programação de novembro do Museu

Filme Fala Sério, Mãe! e Sarau no Museu são algumas das atrações

Um filme protagonizado por Ingrid Guimarães e Larissa Manoela e um sarau que celebra o Mês da Consciência Negra são alguns dos destaques da programação de novembro do Museu da Língua Portuguesa. Localizado no histórico prédio da Estação da Luz, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. 

O mês reserva ainda um dia a mais de gratuidade para todos os visitantes, além dos sábados e domingos. Em 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura, a Petrobras, patrocinadora máster do Museu, oferecerá entrada gratuita para todas as pessoas, o dia inteiro. Quem vier neste dia ainda vai receber um marca-página exclusivo.  

O Museu também funcionará normalmente nos feriados de Finados (2 de novembro), República (15 de novembro) e Dia da Consciência Negra (20 de novembro), sendo uma excelente opção de passeio para quem estiver na cidade de São Paulo. 

Mês da Consciência Negra
O Núcleo Educativo prepara as visitas especiais Joias de Crioula (dias 8, às 10h; e 29, às 13h) e Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo (dias 15, às 11h; e 22, às 15h). A primeira, pela exposição principal, destaca as representações de mulheres dos séculos 18 e 19 e as suas formas de resistência por meio de símbolos que carregavam, entre eles as próprias joias de crioula. A segunda passa pelo prédio da Estação da Luz, sede do Museu, e aborda a participação da mão de obra negra na construção civil na capital paulista, em especial no bairro da Luz.  

O Sarau no Museu, no dia 29 de novembro (sábado), às 17h, receberá a Roda de Poemas: Semba de Griottes com as escritoras Esmeralda Ribeiro, coordenadora do Quilombhoje, e Miriam Alves, autora de livros como Maréia e Bará: na trilha do vento, além das convidadas Mel Duarte, Matriarcak e Deusa Poetisa. O microfone, claro, ficará aberto para quem quiser participar.   

Na Estação Famílias, aos domingos, das 13h às 14h30, haverá atividades com os livros Da Minha Janela, de Otávio Júnior (dia 9), O Mundo no black power de Tayó, de Kiusam de Oliveira (dia 16), e De passinho em passinho: Um livro para dançar e sonhar, de Otávio Júnior (dia 23), todos com protagonistas negros. A ação, que engloba ainda uma oficina lúdica, é voltada para as crianças e suas famílias.   

A Feira Luz Criativa, que aconteceria no dia 1º de novembro, foi adiada por conta da previsão de chuva. Em breve, anunciaremos uma nova data.

Filme com Ingrid Guimarães
Fala Sério, Mãe!, filme infantojuvenil protagonizado por Ingrid Guimarães e Larissa Manoela, é a produção escolhida para a sessão de novembro do projeto Luz na Tela, o cinema ao ar livre do Museu. O longa-metragem mostra a relação de uma mãe com a sua filha, desde o nascimento até a adolescência, abordando temas como amadurecimento, diferenças geracionais e os vínculos afetivos familiares.  

Com direção de Pedro Vasconcelos, o filme é baseado no livro Fala sério, mãe!, escrito por Thalita Rebouças.  

A sessão vai acontecer no dia 27 de novembro (quinta-feira), às 19h, na Ocupação Mauá (r. Mauá, 340), vizinha do Museu da Língua Portuguesa, com entrada gratuita e distribuição de pipoca e refrigerante. Antes será exibido o curta-metragem Passa a Bola, de Guilherme Herrera Falchi, que acompanha duas irmãs que precisam se unir para disputar uma partida de futebol de rua, num confronto em que rivalidade, gênero e parceria entram em jogo.  

A edição de novembro ocorre em parceria e com a curadoria da Levante_Plataforma de Ideias, que costurou a presença dos coletivos Ocupação Mauá e Cinefluxo na programação e fortalece o diálogo entre cultura, território e memória na região da Luz.  

Plataforma Conexões
Maranhensidade – Tambor de Crioula é a atração do Plataforma Conexões no dia 8 de novembro (sábado). A apresentação, que vai acontecer das 12h às 13h, no Saguão Central da Estação da Luz, vai mergulhar nas raízes culturais do Maranhão, destacando o Tambor de Crioula, manifestação afro-brasileira de devoção a São Benedito. O público presente poderá vivenciar a força da cultura maranhense por meio da música, da dança, da oralidade e de símbolos de fé que resistem e se reinventam. 

Em 2025, o Plataforma Conexões selecionou trabalhos de artistas iniciantes com o tema Falares Brasileiros.  

SERVIÇO    
Museu da Língua Portuguesa
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)              
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)                                     
Grátis para crianças até 7 anos                                               
Grátis aos sábados e aos domingos      
Grátis no dia 5 de novembro (Dia Nacional da Cultura)        
Acesso pelo Portão A                                               
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet       

Translate »
Pular para o conteúdo