Iniciativa da Prefeitura de São Paulo reconhece ações realizadas pelo Museu no âmbito da cidadania e da inclusão social
Os projetos Festival Pop Rua, DePara e Dengo foram contemplados com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade 2025, concedido pela Prefeitura de São Paulo. Com isso, o Museu da Língua Portuguesa foi reconhecido, mais uma vez, pelas ações que realiza no âmbito da cidadania e da inclusão social. Localizado no histórico prédio da Estação da Luz, no centro da capital paulista, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.
A segunda edição do Festival Pop Rua ocupou espaços do Museu da Língua Portuguesa, do Sesc Bom Retiro e do Parque Jardim da Luz entre os dias 28 e 30 de agosto de 2025. Criado para e por pessoas em situação de rua e vulnerabilização socioeconômica, o evento propôs discutir a democratização, o fomento à diversidade e a promoção da inclusão social por meio de mesas de debate e apresentações artísticas. A ação ainda incluiu serviços de embelezamento e cuidado pessoal que visam a dignidade e a autoestima como corte de cabelo gratuito e distribuição de roupas.
Realizado pelo Centro de Referência do Museu, o DePara é um projeto que parte da escrita de cartas para estabelecer um espaço de conexão e trocas, onde memórias, palavras e expressões ganham vida. Os encontros acontecem desde 2023 em espaços parceiros, calçada do Museu ou em festivais e eventos voltados a públicos vulnerabilizados, como o FestPra Rua e o PopJud Sampa, ou até mesmo nas estações de metrô.
Em 2025, o projeto lançou o livro DePara: banquete de memórias, cartas e receitas. Nesta publicação, cerca de 70 autores e autoras, que participaram das oficinas, escrevem sobre comida, memórias e saudade. O livro pode ser baixado gratuitamente neste link. Há, também, uma publicação digital do projeto realizada em 2024 (clique aqui) com textos de convidados, fotografias e apresentação das edições anteriores da iniciativa.
O projeto Dengo é uma ação do Núcleo Educativo que tem como principal objetivo levar o acervo e os conteúdos do Museu para pessoas com impossibilidade de locomoção, tais como pacientes de hospitais e, ainda, jovens atendidos nos Centros de Criança e Adolescentes. Em 2025, a iniciativa esteve em oito hospitais e em seis Centros de Criança e Adolescentes. Além disso, permitiu que o público que passou em agosto pelo Saguão B conhecesse as ações do Dengo por meio de vídeos e fotografias no projeto Museu da Brincadeira.
SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados e domingos
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)
Ingressos na bilheteria ou pela internet
