Instituição funcionará normalmente em meio ao Natal e ao Réveillon, sendo uma ótima opção de passeio para quem estiver na capital paulista
O Museu da Língua Portuguesa terá funcionamento especial durante as festas de fim de ano, sendo uma excelente opção de passeio para quem estiver na capital paulista durante o Natal e o Réveillon. A exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade e atividades com livros infantojuvenis são algumas das principais atrações deste período. Localizado no histórico prédio da Estação da Luz, o Museu, uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, só estará fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e em 1º de janeiro e às segundas-feiras, quando é feita a manutenção.
Com 473 obras em exibição, entre pinturas, fotografias e registros audiovisuais, a exposição temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade apresenta as marcas deste movimento cultural que transforma modos de falar, vestir e criar. Concebida pelo Museu de Arte do Rio (MAR), a mostra tem curadoria de Taísa Machado, Dom Filó, Amanda Bonan, Marcelo Campos e Renata Prado.
A exposição evidencia o caminho percorrido pelo funk desde a influência da música negra estadunidense, passando pelos bailes black e soul dos anos 1960 e 1970, até o estabelecimento no Rio de Janeiro com características próprias e depois em São Paulo, onde também assumiu feições locais. A versão paulistana do projeto inclui obras de nomes como Tami Silva, Brenda Nicole e Rafa Black, que destacam o funk na Baixada Santista e na capital paulista.
No dia 18 dezembro (quinta-feira), o Luz na Tela, o projeto de cinema ao ar livre do Museu, exibe o filme infantojuvenil Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa. Com direção de Fernando Fraiha, trata-se de uma aventura envolvendo o personagem Chico Bento, um dos mais populares da Turma da Mônica. A sessão vai acontecer na Ocupação Mauá (Rua Mauá, 340), vizinha do Museu, a partir das 19h, com entrada gratuita e distribuição de pipoca e refrigerante. Haverá também a exibição do curta-metragem A Rua É Preta, que mostra como os integrantes do coletivo Cine Fluxo se prepararam para a realização de um cortejo no Dia da Consciência Negra.
Aos domingos, acontece a Estação Famílias, com a leitura dos livros Orikis (dia 21) e Trocoscópio (dia 28), das 13h às 14h30, no 3º andar, para crianças e suas famílias.
Vem aí: em janeiro
De 10 a 25 de janeiro, o Museu será ocupado pelo projeto Estação Férias. Sob comando de artistas-educadores do coletivo Agbalá Conta, a ação, voltada para crianças, promoverá atividades que flertam com a cultura urbana.
De terça a domingo, às 10h, 11h, 14h e 16h, serão oferecidas oficinas de rima, de grafite e de danças urbanas, além de aulas de criação de lambes e pinturas corporais e adornos. Todas elas flertam com a temática da mostra FUNK: Um grito de ousadia e liberdade, atualmente em cartaz no Museu.
Brincadeiras tradicionais, como pular corda, mãe da rua, barra manteiga e amarelinha, também estarão disponíveis das 10h às 17h. Para participar, não é preciso se inscrever: basta chegar e começar a brincar.
Aos sábados, a programação do Estação Férias ganha duas ações especiais. No dia 10, o Projeto Giz realiza a Intervenção Pintar de Giz das 10h às 15h, e a Vivência Pintar de Giz das 14h às 16h. No dia 17 é a vez do Grupo Diladim apresentar o espetáculo Requebrando. Toda a programação será gratuita.
SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa
De Praça da Luz, s/n – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados e aos domingos
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet
Classificação indicativa da exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade: 14 anos
