Ação, que acontecerá no dia 31 de outubro no YouTube da instituição, está relacionada à programação da próxima exposição temporária “Sonhei em português!”
Você sabe como preparar um pão etíope? No dia 31 de outubro, a partir das 16h, o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, exibe em seu canal do YouTube a primeira edição da atividade Estação Famílias, organizada pelo Núcleo Educativo. Na estreia, o Museu vai mostrar como fazer o injera, um pão produzido a partir do teff, grão típico da Etiópia, país localizado na região conhecida como Chifre da África.
O alimento, muito parecido com a nossa panqueca, acompanha praticamente todas as refeições desta nação africana, sendo usado como base para forrar o prato. Sobre ele são servidos os acompanhamentos, como molhos, carnes, grãos, verduras e legumes.
Quem vai ensinar esta receita será a chef Aline Chermoula. Pesquisadora da culinária da diáspora africana pelas Américas, ela também é professora de gastronomia e já comandou a cozinha de espaços como o Bourbon Street Music e o Buffet Charlô. Atualmente, é colunista da Vogue e do site Mundo Negro, além de ser a responsável pelo canal do YouTube Chermoula Cultura e Culinária.
Na atividade, Chermoula vai ainda falar sobre o livro infantil “Cozinheirinhos da Diáspora: Saberes e Sabores de Nossa Culinária Ancestral e Afetiva”. A obra apresenta, por meio de ilustrações e interatividades, receitas de pratos inspirados na cultura da culinária afro-ameríndia, trazendo um material que reforça laços de afetividade por meio de práticas alimentares. Uma leitura agradável para adultos e crianças.
Organizada pelo Educativo do Museu da Língua Portuguesa, a ação Estação Famílias, voltada para o público de todas as idades, está relacionada à nova exposição temporária Sonhei em português!, que será inaugurada em 12 de novembro. Com curadoria de Isa Grinspum Ferraz, a mostra aborda a questão da migração do século XXI, revelando como tal experiência é atravessada pela questão da língua.
SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebida e realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A EDP é patrocinadora máster e os patrocinadores são Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.
A Temporada 2021 do Museu conta com patrocínio do Grupo Volvo e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, escritório Mattos Filho, Faber-Castell, Verde Asset Management e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
A exposição temporária Sonhei em português!, em cartaz a partir de 12/11, conta com patrocínio do Grupo Volvo e apoio do escritório Mattos Filho, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Serviço
Estação Famílias convida Aline Chermoula
Dia 31 de outubro, às 16h
No YouTube do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Exposição temporária “Sonhei em português!”
A partir de 12 de novembro
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)
Venda de ingressos pela internet
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)