Pluralidade lusófona é tema de 2º encontro do webinário do Museu da Língua Portuguesa

Mesa terá participação da pesquisadora e professora Regina Brito e da Capulanas Cia. de Arte Negra; transmissão acontece no YouTube e Facebook.

A presença do português no mundo e as trocas linguísticas entre os oito países lusófonos são tema da segunda mesa do webinário Língua portuguesa e direitos humanos: a reabertura do MLP, promovido pelo Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. O encontro acontece no dia 25 de maio, a partir das 11h, e reúne a pesquisadora e professora Regina Brito (Universidade Presbiteriana Mackenzie/Museu Virtual da Lusofonia) e a Capulanas Cia. de Arte Negra.

Como o título Pluricentrismo: a presença do português, a conversa vai abordar o trânsito entre as falas lusófonas em diversas partes do mundo, as trocas linguísticas entre falantes de língua portuguesa e em que pontos eles se encontram. A proposta é estimular a reflexão sobre o fluxo da língua portuguesa entre esses diferentes lugares e linguagens.

A mesa será transmitida ao vivo no YouTube e Facebook do Museu, com mediação da coordenadora do Educativo da instituição, Marina Toledo. Haverá tradução simultânea em libras, a língua brasileira de sinais. 

Webinário

O webinário Língua portuguesa e direitos humanos: a reabertura do MLP começou em 18 de maio, como parte da Semana Nacional dos Museus, e conta com a participação de especialistas, artistas e articuladores em quatro encontros virtuais, sempre às terças-feiras.

O objetivo do webinário é discutir temas cada dia mais urgentes nos museus contemporâneos, como antirracismo, democracia, direitos humanos, decolonialidade e o bem-viver, além de debater a função social de instituições como o Museu da Língua Portuguesa. Com reabertura prevista para o segundo semestre de 2021, o MLP vem se planejando para desenvolver ações que articulem, integrem e impactem a sociedade, mostrando-se a serviço dela.

As mesas dão direito a certificado –  que deve ser solicitado durante a transmissão, com preenchimento de lista de participação a ser divulgada no chat. 

O webinário Língua Portuguesa e direitos humanos conta com patrocínio do Itaú Unibanco, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre o Museu da Língua Portuguesa – O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A reconstrução do Museu tem como patrocinador máster a EDP, como patrocinadores Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

25 de maio
Pluricentrismo: a presença do português no mundo
Com a pesquisadora e professora Regina Brito (Universidade Presbiteriana Mackenzie/Museu Virtual da Lusofonia) e a Capulanas Cia. de Arte Negra. Mediação: Marina Toledo, coordenadora do Educativo do MLP

1º de junho
Que português é esse?
Com o professor e pesquisador Gabriel Nascimento (Universidade do Sul da Bahia), autor do livro “Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo”, e a poeta e pesquisadora Luna Vitrolira. Mediação: Luiza Magalhães, supervisora do Centro de Referência do MLP.

8 de junho
Diversidade linguística: entre a celebração e a resistência
Com o pesquisador Alexander Yao Cobbinah (Universidade de São Paulo/University of London SOAS – School of Oriental and African Studies), a drag queen e professora Rita von Hunty (Unirio e USP) e o youtuber Gui Fernandes. Mediação: Cecilia Farias, pesquisadora do Centro de Referência do MLP.

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support