A poética das vozes | por Luna Vitrolira

A poesia está na vida, na escuta e no sentir dos diversos falares que simplesmente acontecem, naturais e espontâneos, no dia a dia. É o que mantém nossa existência vinculada ao ritmo do cosmos e ao nosso chão. Mais do que forma literária, é um jeito de ser, de se relacionar, de lidar com o mundo e com o nosso território. Como estamos sempre em movimento, torna-se importante nos situarmos geograficamente para nos localizarmos, visto que o lugar do qual falamos diz quem somos e qual é o nosso ponto de partida.  

Estamos em Pernambuco e, para dizer sobre poesia nesse território, é preciso considerar que este é um estado poético. Vê-se a cultura dinâmica, inventiva e pulsante em toda a sua extensão – nos Sertões, no Agreste, nas Zonas da Mata Norte e Sul e na Região Metropolitana. Nesses lugares, encontramos diversidade de falares e expressões artísticas marcadas pela presença da poesia, do corpo e da voz, como vontade de existência, enquanto poética e manifestação política dos povos. Contos, lendas, mitos, dizeres; cavalo-marinho, ciranda, frevo, maracatu; slams, cantoria de viola, aboio, samba de coco, mesa de glosas, tudo faz parte do repertório de nossas celebrações e saberes pautados na oralidade. 

Por exemplo, andamos pelo centro da cidade do Recife e ouvimos cantos de trabalho entoados pelas pessoas do comércio; dentro de um ônibus comum assistimos à dupla de emboladores, fazendo improvisos de gracejo para conseguir o pão do dia; em casa contamos histórias para as crianças dormirem; reproduzimos um ditado durante uma conversa, que aprendemos com as pessoas mais velhas sem nem nos darmos conta. Vamos ao parque Treze de Maio e nos deparamos com uma competição de poesia falada. Chegamos na mata do Catucá, em Igarassu, e celebramos a festividade Kipupa Malunguinho e a Jurema Sagrada; seguimos para a cidade de Condado, na Zona da Mata, e brincamos uma sambada de coco rabecado que se estende no tempo; passamos em Lagoa de Itaenga, sentimos a fé e escutamos as rezas e a sabedoria milenar de Maria Cabocla. No Sertão tem São José do Egito com as suas Cantorias de Viola; Tabira, com a Mesa de Glosas; Serrita, com a Missa do Vaqueiro, sem contar as festas de Reis, Carnaval, São João e tantas outras.  

A voz transmutada em arte gestou patrimônios imateriais nos recantos do estado pernambucano, de modo que, em cada cidade e zona rural desse território, em cada morro, quilombo, favela e terreiro, estão partes dessa construção cultural, elaborada por pessoas que celebram, brincam, se manifestam, fazem arte, política e revolução. Dessa forma, cantos, loas, saberes, narrações compõem a nossa paisagem cotidiana, o nosso cenário e a poética de nossas vozes. 

Isso se justifica devido à trajetória histórica do desenvolvimento antropológico da região, que segue repercutindo nas manifestações artísticas e literárias insurgentes alicerçadas nas diferentes culturas, poéticas e orais, gestadas pelos povos originários, diaspóricos e ibéricos. Dessa forma, três aspectos – culturas, poesia e oralidade – se entrelaçaram com a origem e a construção do espaço a partir da colonização, apesar da violência do processo de caldeamento. Afinal, ao mesmo tempo, essa intersecção cultural sobreveio como estratégia, sobretudo entre o povo em diáspora e os originários, para existência e resistência, ação e reação, ao sistema de aldeamento, escravização e etnocídio. Ou seja, como uma forma de os povos escravizados manterem e garantirem às gerações futuras suas referências de origem, identidade, ancestralidade, crenças e memória, diante das atitudes governamentais genocidas, bélicas e religiosas dos colonos. 

O fato de entendermos o estado de Pernambuco como multicultural, composto por diferentes culturas, não quer dizer que seja intercultural, que essas várias culturas interajam e se integrem de modo horizontal, sem estabelecerem hierarquias, exercendo o respeito pelas diferenças étnicas e estéticas entre seus Falares. Por isso, a construção de um legado que integra um vasto repertório cultural e artístico ser reconhecido, pejorativamente, como tradicional (no sentido contrário ao que é moderno e dinâmico) e catalogado como popular e folclórico, sendo distanciado da cultura e da arte reconhecida como de elite.  

Tal catalogação é parte do projeto genocida ao qual o Brasil aderiu como estratégia de silenciamento e invisibilidade dos povos, com base no epistemicídio. O que se deu por meio da legitimação do modelo eurocêntrico, e escriptocêntrico, em detrimento das culturas não ocidentais e fundamentadas na oralidade, instituindo o argumento de raça e classe, além das questões que também envolvem gênero, como provas de autenticação. No Brasil, a oralidade é associada ao analfabetismo por efeito da sacralização da letra e ao seu privilégio. Nesse sentido, a aceitação da voz e do que ela produz está relacionada ao lugar político do corpo que fala, de seu letramento, de sua localização social, econômica e étnica. Portanto, as culturas e as produções artísticas não brancas, fundamentadas na oralidade e produzidas nas periferias, ligadas ao passado ancestral, são vistas como inferiores quando situadas em oposição ao que é considerado erudito e hegemônico. 

Zumthor (1997) descreve que existem quatro tipos de oralidade: a primária e imediata, ou pura, que não tem contato com a escrita, portanto sem registro documental. A oralidade mista, que apresenta a influência da escrita de forma externa, parcial ou retardada, procedendo desta. A oralidade segunda, que procede de uma cultura letrada, em que a escrita predomina sobre os valores da voz, tanto na prática como no imaginário, enquanto dispositivo de poder. E a oralidade midiatizada, mecânica e influenciada pela tecnologia, diferenciando-se no tempo e no espaço. Essa última coexiste com a mista e a segunda e, em alguns casos específicos, em territórios mais afastados, com a primeira. 

De todo modo, todas essas formas de oralidade estão acesas e presentes. A questão a ser destacada é a hierarquia que existe entre essas diferentes formas de oralidade e o quanto a oralidade segunda se impõe sobre a primária e a mista, usada como mecanismo político e social. Diante disso, a poética das vozes periféricas ainda sente o peso da invisibilidade, pois a sua desvalorização, por não estar ancorada nos parâmetros da epistemologia universalizada, repercute no apagamento de seus representantes, de seus materiais simbólicos e, consequentemente, de suas comunidades. 

Esse pensamento ilumina a nossa consciência sobre a estrutura social que define os detentores do poder da fala, que determina quais vozes são legitimadas e quais não, sendo tratadas, inclusive, como anônimas. Mas isto é certo: não há quem possa negar as tradições orais como origem de tudo, o seu legado, influência e fundamental existência em nosso complexo artístico-cultural. É importante considerar que as culturas subalternizadas são criações, reações, manifestações e discursos contra-hegemônicos, fixados na memória coletiva dessa face multicultural, com importantes desdobramentos artísticos que contam a nossa história. 

As vozes perduram no tempo e criam seus ecos. Os falares tomam a forma de verso. São reverberações de uma cosmopercepção que é poética em sua essência. Sabedorias metaforizadas, vivências que revelam comportamentos sociais e sensações, ou sentidos de mundo relativos à comunidade e suas memórias. Tornam-se cantos, provérbios, brincadeiras infantis. Somos essas vozes na rede de recepção e transmissão. Passá-las adiante é dar sentido e orientação para a permanência desses saberes, fazendo reverberar sobre a comunidade, em nós e nos outros, visto que há uma identificação imediata, estimulando-nos a interiorizar essas vozes e propagá-las desde a infância. São espectros de um senso poético que paira em nossa mente como nuvens que se formam da memória, evaporam nos dizeres e seguem em constante trânsito. Percepções e costumes em movência veiculados através da fala, deslocando-se de uma experiência social para uma poética. 


***

Luna Vitrolira é escritora, poeta, atriz, performer, apresentadora, educadora. Finalista do prêmio Jabuti 2019, com o seu livro de estreia na poesia, “Aquenda – o amor às vezes é isso”, publicado pelo selo LIVRE. A partir desse livro, a artista lançou disco (Selo Deck Disc) e filme curta-metragem, homônimos, baseado na obra. Graduada em Letras e Mestra em teoria da literatura, desenvolve pesquisas no âmbito da poética das vozes, com ênfase em oralidade e improviso. É também idealizadora dos projetos “Estados em poesia, “De repente uma Glosa” e “Mulheres de Repente”. 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support