Dia da Língua Portuguesa – 2017

Comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na Estação da Luz, aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de maio. Música, teatro, poesia e oficinas artísticas gratuitas integraram a programação realizada pelo Museu da Língua Portuguesa em paralelo à sua reconstrução.

Período: 4, 5 e 6/05/2017

A língua portuguesa é a quarta língua mais falada do mundo, atrás apenas do mandarim, espanhol e inglês, com milhões de falantes em todos os continentes, da América do Sul ao Extremo Oriente. Para celebrar a herança cultural que une os falantes do português, o 5 de maio foi instituído como Dia da língua portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de língua portuguesa (CPLP) – e, em 2017, a data ganhou celebração especial aqui no Brasil: foram três dias de música, teatro, poesia e oficinas artísticas no saguão da Estação da Luz, em São Paulo, como parte das ações paralelas à reconstrução do Museu da Língua Portuguesa.

As atividades, gratuitas, aconteceram nos dias 4, 5 e 6 de maio e seguiram o espírito que consagrou o Museu da Língua Portuguesa, reunindo tecnologia, interatividade, envolvimento do público e a relação do espaço e da Língua com a cidade e com o ambiente urbano. A programação contou com instalação sonora com os ruídos produzidos na estação a video mapping com frases já famosas nas ruas de São Paulo, passando por atividade poética com cartazes “lambe-lambes”, show da dupla de embolada Caju e Castanha, apresentação de DJ e roda de conversa com escritores.

A programação cultural foi uma realização dos parceiros da reconstrução do Museu da Língua Portuguesa – Fundação Roberto Marinho, Governo do Estado de São Paulo, EDP, Grupo Globo e Itaú Cultural -, com o apoio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Consulado Geral de Portugal – São Paulo.

A programação foi composta por: Contrasom – Instalação sonora com André Damião; Microrroteiros da cidade, com Laura Guimarães; Contando e cantando grandes autores brasileiros, com Grupo 59 de Teatro; Palavreando, com Tânia Reis, Daniela Mota e Vitor Meneghetti; Show Caju e Castanha; Linhas Cruzadas – Projeção Mapeada interativa, com Lina Lopes; Sarau do Binho; bate-papo Escrever a cidade, com Roberto Taddei e Joca Terron; e ABC do Som – DJ Paulão.

2017_Dia da Lingua 3
2017_Dia da Lingua 2