Exposição Itinerante “Estação da Língua” – 2018

A mostra passou por sete cidades em 2018: Tatuí, Santos, Rio Claro, Taubaté, São Carlos, Bauru e Presidente Prudente.

Período: 2018

A exposição itinerante Estação da Língua Portuguesa, que leva na bagagem acervos do museu, retomou sua viagem pelo interior de São Paulo em 2018. A nova etapa da viagem contou com uma mostra ampliada em relação às itinerâncias anteriores, com novas atrações. Foram conteúdos inéditos identificados com a museologia contemporânea e com a rica expografia de sons e imagens do Museu, apresentando a língua portuguesa como viva e dinâmica, como patrimônio imaterial.

Toda estrutura da exposição podia ser transportada de uma cidade a outra em caminhões e montada em outro município em até sete dias.

 

A Estação da Língua Portuguesa

Na área externa, a Torre Estação da Língua Portuguesa dá boas-vindas aos visitantes.

Em As Origens, uma instalação cenográfica remete à ideia de estação ferroviária e de viagem de trem. Versos de Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Arnaldo Antunes, iluminados com luzes de LED em um painel metálico, convidavam o público a entrar na exposição.

A viagem do idioma começava com uma video-animação mostrando a formação da língua portuguesa e as rotas marítimas dos portugueses, que levaram o idioma para outras terras. Animação, narração e trilha sonora foram criadas especialmente para a mostra Estação da Língua Portuguesa.

O vídeo “Sotaques”, com texto “O Paraíso são os outros”, de Valter Hugo Mãe, realizado pela Porto Editora e Miguel Gonçalves Mendes, com diferentes sotaques da língua portuguesa no mundo, abria o módulo O que nos une – ala composta por um painel interativo giratório, que apresentava dados dos países que fazem parte da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

O Desembarque reproduzia a Linha do Tempo do Museu da Língua Portuguesa com a construção do idioma no Brasil, desde a chegada dos portugueses e o primeiro contato com as línguas indígenas até os dias de hoje. Como novidade apresentada nessa viagem, ela foi atualizada incorporando a década em que ocorreu o novo acordo ortográfico, além de destacar novas palavras e expressões que surgiram com a influência da internet e das redes sociais.

Na ala Os trilhos três monitores touchscreen mostravam palavras que vieram de outros povos e foram incorporadas ao português brasileiro. Espaço Lusófono, especialmente dedicado aos professores, foi composto pelo vídeo “Raiz Lusa”, no qual especialistas falam sobre a construção da língua portuguesa.

O módulo Falares Paulista mostrava em uma montagem lúdica um diálogo hipotético e poético entre pessoas com sotaques característicos de cinco cidades paulistas.

Trecho de 12 poemas eram projetados e os versos ganhavam vida em um trabalho gráfico desenvolvido especialmente para a mostra.

Vídeos que compõem o acervo da Grande Galeria do Museu da Língua Portuguesa foram apresentados no módulo O Mundo da Língua. Nele o visitante terminava sua viagem assistindo aos vídeos “Culinária” e “Danças”, que mostravam a relação entre língua e cultura.

A mostra foi realizada pelo Ministério da Cultura; Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa; e da Arquiprom, proponente e produtora do projeto. O patrocínio máster foi da Sabesp. Instituto CCR, Vivo, EDENRED Brasil e Ticket, marca do Grupo, também patrocinaram a iniciativa, todos por meio da Lei Rouanet. Apoios locais: Prefeitura de Tatuí, Prefeitura de Santos, Prefeitura de Rio Claro, Prefeitura de Taubaté, Prefeitura de São Carlos, Prefeitura de Bauru e Prefeitura de Presidente Prudente.

Tatuí, SP
23/02 a 24/03/2018
Centro Cultural Tatuí

Santos, SP
06/04 a 06/05/2018
Museu do Café

Rio Claro, SP
18/05 a 23/06/2018
Filarmônica Rio Clarense

Taubaté, SP
05/07 a 5/08/2018
Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato

São Carlos, SP
14/08 a 8/09/2018
Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão

Bauru, SP
18/09 a 13/10/2018
Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva”

Presidente Prudente, SP
24/10 a 01/12/2018
Centro Cultural Matarazzo

2018_nov_EstacaoLingua_PresidentePrudente (6)
20180405_135807
20180704_ELP_Taubate_Marina Toledo(2)
20180704_ELP_Taubate_Marina Toledo(2)
20180704_ELP_Taubate_Marina Toledo(3)
20180813_EstacaoLingua_SaoCarlos (1)
previous arrow
next arrow
 
Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support