Exposição Itinerante na África “A Língua Portuguesa em Nós”

Museu da Língua Portuguesa realizou exposição itinerante em Cabo Verde, Angola e Moçambique.

Período: 2018

Paralelamente à sua reconstrução, o Museu da Língua Portuguesa percorreu Cabo Verde, Angola e Moçambique com a exposição itinerante “A Língua Portuguesa em Nós”,  propondo diálogos e trocas com os falantes da língua portuguesa no continente africano. A mostra foi realizada nas cidades de Praia (Cabo Verde), em maio; Luanda (Angola) em junho; e Maputo (Moçambique), em agosto de 2018.

O conteúdo foi organizado a partir de quatro eixos temáticos: Nós da Língua Portuguesa no Mundo, História da Língua Portuguesa no Brasil, Poesia e Prosa, e Diálogos. Com consultoria de conteúdo do compositor, escritor e professor de Literatura José Miguel Wisknik, a exposição propôs um percurso pela história da língua portuguesa, o contato com outras línguas, seus destinos na formação cultural brasileira, sua presença nos ritmos e nas melodias, nas expressões culinárias e na literatura.

Os visitantes foram convidados a participar de programação cultural organizada em parceria com curadores locais e pensada exclusivamente para cada país. Em Luanda, Angola, as atividades tiveram coordenação artística do escritor Ondjaki. Em Maputo, Moçambique, a curadoria foi do Presidente do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa, Nataniel Ngomane. Em Praia, Cabo Verde, a curadora local foi a professora Gildaris Pandim.

No espaço de convivência, o projeto Falares coletou depoimentos e histórias locais que farão parte do acervo do Museu da Língua Portuguesa.

A exposição “A Língua Portuguesa em Nós” foi uma iniciativa do Itamaraty, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho, o Museu da Língua Portuguesa e o Instituto Internacional da Língua Portuguesa, com coordenação da Expomus.

Praia/Cabo Verde
10 de maio a 27 de julho de 2018
Sede do Instituto Internacional da Língua Portuguesa – IILP

Luanda/Angola
30 de junho a 24 de agosto de 2018
Centro Cultural Brasil-Angola

Maputo/Moçambique
15 agosto a 25 de setembro de 2018
Centro Cultural Brasil Moçambique – CCBM

A Língua Portuguesa em Nós

Ao entrar na exposição, o visitante era conduzido por um passeio com curiosidades sobre os países que compõem a CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). A ideia era estimulá-lo a descobrir as origens da Língua Portuguesa e como os idiomas vivem em constante movimento – ao nascer, se cruzar e se transformar.

A influência da Língua Portuguesa na diversidade da cultura brasileira foi também celebrada em duas experiências audiovisuais. A Praça da Língua reproduzia a experiência-símbolo do Museu da Língua Portuguesa: uma instalação audiovisual e imersiva com pérolas da criação artística em língua portuguesa, que formam um mosaico de músicas, poesias, trechos literários e depoimentos. A área Música e Culinária, por sua vez, abordava a relação entre língua, identidades e culturas.