Aproveite sua ida ao Museu no fim de semana para também conhecer de perto o prédio da Estação da Luz

Visitas mediadas pelo Núcleo Educativo explicam detalhes do edifício histórico da Estação, sede do Museu 

Que tal aproveitar a sua ida no fim de semana ao Museu da Língua Portuguesa para conhecer detalhes do prédio da Estação da Luz, sede do Museu? Aos sábados e domingos, o Núcleo Educativo promove visitas mediadas por este edifício histórico da capital paulista. Sem custo adicional ao ingresso do Museu, elas acontecem em dois horários: às 11h e às 15h. Não é preciso fazer agendamento prévio, os grupos são formados por ordem de chegada próximo à bilheteria, no térreo. 

Ao longo de uma hora de visita, os educadores explicam a importância da Estação da Luz para o desenvolvimento da economia cafeeira da capital paulista na primeira metade do século 20 e ainda comentam o fluxo populacional que havia na região – muitos imigrantes chegaram a São Paulo justamente pelos trens que paravam ali. Além disso, explicam uma série de características arquitetônicas da estação, cujo projeto é assinado pelo engenheiro britânico Charles Henry Driver. É possível que, em algumas ocasiões, os educadores convidem os visitantes a darem uma olhada no prédio da calçada da Praça da Luz para observar as semelhanças da edificação com o famoso Big Ben londrino. 

Os visitantes também passam pelo Saguão Central da CPTM, a gare da Estação da Luz – de onde dá para fazer excelentes fotos para as redes sociais -, e a área administrativa do Museu da Língua Portuguesa. No dia a dia, este local é de acesso restrito aos funcionários, mas fica justamente na parte do prédio que mantém a arquitetura e os ornamentos originais de 1901, pois não foi atingida nem pelo incêndio de 1946, nem pelo de 2015.  

O passeio também vai até o terraço do prédio, uma das novidades do projeto de restauração do Museu da Língua Portuguesa. É outro ponto alto da visita, uma vez que, de lá, há uma visão privilegiada do relógio da Estação da Luz e da cidade de São Paulo. 

Caso o visitante tenha mais interesse em se aprofundar na história da Estação da Luz, o Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa lançou, em 2021, a exposição virtual Estação da Luz: 120 Anos. Disponível na plataforma Google Arts & Culture, a mostra, além de textos informativos, traz fotos históricas da sede do Museu, instituição do Governo do Estado de São Paulo. 

SERVIÇO  
Visita mediada pelo prédio da Estação da Luz
Aos sábados e domingos, às 11h e às 15h
Grátis aos sábados; aos domingos, valor do ingresso do Museu (os grupos são formados por ordem de chegada no térreo do Museu, perto da bilheteria; sem necessidade de agendamento prévio e sem custo extra)

Exposição virtual Estação da Luz: 120 Anos
No Google Arts & Culture 
Grátis   

Museu da Língua Portuguesa    
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo    
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)
Grátis aos sábados
Grátis para crianças até 7 anos
Ingressos na bilheteria e pela internet 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support