Visitas mediadas pelo Núcleo Educativo que explicam detalhes do edifício histórico da Estação, sede do Museu, acontecem às sextas-feiras, aos sábados e domingos
Que tal aproveitar a sua ida ao Museu da Língua Portuguesa para conhecer detalhes do prédio da Estação da Luz, sede do Museu? Às sextas-feiras, aos sábados e domingos, o Núcleo Educativo promove visitas mediadas por este edifício histórico da capital paulista. Gratuitas, elas acontecem em um horário às sextas-feiras (às 12h30) e em três horários aos sábados e domingos (às 11h, às 12h e às 15h). Não é preciso fazer agendamento prévio, os grupos são formados por ordem de chegada próximo à bilheteria, no térreo.
Atenção: a partir de 21 de dezembro, as visitas aos sábados e domingos passarão a acontecer em dois horários, às 11h e às 15h.
Ao longo de uma hora de visita, os educadores e educadoras explicam a importância da Estação da Luz para o desenvolvimento da economia cafeeira da capital paulista na primeira metade do século 20 e ainda comentam o fluxo populacional que havia na região – muitos imigrantes chegaram a São Paulo justamente pelos trens que paravam ali. Além disso, explicam uma série de características arquitetônicas da estação, cujo projeto é assinado pelo engenheiro britânico Charles Henry Driver. É possível que, em algumas ocasiões, os educadores convidem os visitantes a darem uma olhada no prédio da calçada da Praça da Luz para observar as semelhanças da edificação com o famoso Big Ben londrino.
Os visitantes também passam pelo Saguão Central da CPTM, a gare da Estação da Luz – de onde dá para fazer excelentes fotos para as redes sociais -, e a área administrativa do Museu da Língua Portuguesa. No dia a dia, este local é de acesso restrito aos funcionários, mas fica justamente na parte do prédio que mantém a arquitetura e os ornamentos originais de 1901, pois não foi atingida nem pelo incêndio de 1946, nem pelo de 2015.
O passeio também vai até o terraço do prédio, uma das novidades do projeto de restauração do Museu da Língua Portuguesa. É outro ponto alto da visita, uma vez que, de lá, há uma visão privilegiada do relógio da Estação da Luz e da cidade de São Paulo.
Caso o visitante tenha mais interesse em se aprofundar na história da Estação da Luz, o Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa lançou, em 2021, a exposição virtual Estação da Luz: 120 Anos. Disponível na plataforma Google Arts & Culture, a mostra, além de textos informativos, traz fotos históricas da sede do Museu, instituição do Governo do Estado de São Paulo.
SERVIÇO
Visita mediada pelo prédio da Estação da Luz
Às sextas-feiras, às 12h30
Aos sábados e domingos, às 11h, às 12h e às 15h (até 15 de dezembro)
Aos sábados e domingos, às 11h e às 15h (a partir de 21 de dezembro)
Grátis
Exposição virtual Estação da Luz: 120 Anos
No Google Arts & Culture
Grátis
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)
Grátis aos sábados e domingos
Grátis para crianças até 7 anos
Ingressos na bilheteria e pela internet