MBA em Gestão de Museus com residência no MLP

A Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC), a EXPOMUS e a UNIMAIS – Faculdade Educamais acabam de lançar o MBA Gestão de Museus e Inovação / SP em parceria com o Museu da Língua Portuguesa. A iniciativa tem o objetivo de contribuir com o aprimoramento e atualização de profissionais que atuam em museus públicos e privados, diante das novas demandas geradas pelas transformações globais e locais. Os interessados podem obter mais informações e fazer a pré-inscrição no site da ABGC.

Com opção presencial ou online, o curso é híbrido para que profissionais de outras regiões do país também possam se inscrever.

O curso terá carga horária de 370 horas e será ministrado no formato presencial e online, com aulas síncronas no Zoom a partir da plataforma da ABGC. Os alunos de todo o país poderão ter acesso ao ambiente virtual de aprendizado, além de materiais didáticos multimídia como hipertextos, webinários, entrevistas, vídeos, podcasts e workshops. O MBA contará com a Coordenação Acadêmica da Profa. Kátia de Marco, presidente da ABGC, e com a Coordenação de Conteúdo da Profa. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco, diretora geral da EXPOMUS.

O MBA em Gestão de Museus e Inovação faz parte do Programa Intersaberes de Residência Profissional, quando os cursos saem da sede da universidade e acontecem em interação e trocas entre alunos e equipes de espaços de referência na atividade fim de cada curso.

O perfil docente é de profissionais com sólida formação acadêmica e reconhecida expertise executiva no campo institucional da cultura e dos museus no país, além de contar com professores internacionais por meio de webinários.

Módulos temáticos, disciplinas e vivências facilitarão a compreensão de soluções inovadoras unindo tecnologia, gestão e sustentabilidade, que vêm potencialmente revigorando a ampliação de públicos e de investimentos no setor. Ao final do curso, os alunos aprovados receberão o diploma de especialista em gestão de museus e inovação.

Além disso, o MBA terá visitas técnicas e workshops em equipamentos culturais da cidade de São Paulo, que também serão transmitidos via internet, permitindo que os participantes tenham contato com experiências exitosas diversas, ampliando o networking entre os participantes e profissionais do setor museal brasileiro.

Sobre a ABGC
É uma ONG que atua desde 2005 na formação profissional e de conhecimento acadêmico junto aos setores de Produção e Gestão Cultural e Social, através da realização de ações voltadas à qualificação profissional e à divulgação das profissões afins junto ao mercado de trabalho, mediante parcerias e convênios com instituições públicas e privadas.

A ABGC tem como prerrogativa reunir pesquisadores, professores e profissionais das áreas da produção de bens culturais e do gerenciamento em cultura e meio ambiente, propondo-se a realizar cursos de capacitação em formatos diversos – corporativos, de extensão e de pós-graduação, além de pesquisas e publicações.

Sobre a EXPOMUS
A Expomus é uma empresa brasileira com 40 anos de atuação no cenário museológico nacional e internacional. Os projetos são alicerçados no conhecimento que estimula novas leituras do mundo, no respeito ao indivíduo e ao patrimônio material e imaterial, na celebração da diversidade e nas ações colaborativas.

Museus, instituições de cultura nacionais e internacionais, colecionadores privados e corporações, órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal, estão entre os outros parceiros. Desenvolve exposições, requalificamos e projetamos novos museus e espaços da cultura e gerenciamos acervos públicos e privados.

Trabalha transversalmente com equipes interdisciplinares, porque acreditando no diálogo com o outro e no despertar de novos talentos para a cultura e para a ciência; nas ações inclusivas que caminham sempre em direção à qualidade das relações e das realizações; e na descoberta de novas formas sustentáveis de gestão cultural.

MBA em Gestão de Museus e Inovação SP
Pós-Graduação Lato Sensu: 370 horas – curso híbrido – presencial ou online – aulas síncronas

Coordenação Acadêmica: Profa. Doutoranda Kátia de Marco Coordenação de Conteúdo: Profa. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco

Professores: Profa. Dra. Maria Ignez Mantovani Franco, Profa. Me. Kátia de Marco, Prof. Dr. Mário Chagas, Profa. Dra. Maria Cristina de Oliveira Bruno, Profa. Me. Marília Bonas, Profa. Me. Carolina Vilas Boas, Profa. Dra. Daniela Alfonsi, Prof. Esp. Paulo Vicelli, Profa. Me. Cris Olivieri, Profa. Me. Maria Cecília Winter, Profa. Me. Lucimara Letelier, Prof. Dr. Paulo Knauss, Profa. Me. Marília Bonas, Prof. Dr. Marcelo Mattos Araujo, Profa. Me. Marta Porto, Profa. Me. Claudinéli Ramos, Prof. Me. Marcelo Dantas, Prof. Me. Ricardo Levisky, Profa. Dra. Mariana Várzea, Profa. Dra. Ana Carla Fonseca, Prof. Dr. Cláudio Lins de Vasconcelos, Prof. Dr. João Cândido Portinari, Profa. Dra. Viviane Sarraf, Profa. Esp. Claudia Porto,  entre outros.

Locais das Visitas Técnicas: Museu da Língua Portuguesa, Museu da Imigração, SESC 24 de maio, MAC USP, MAM SP, MASP, Museu de Arte Moderna de SP, Museu da Imagem e do Som –  SP, Museu Afro Brasil, Museu Judaico de São Paulo, entre outros.

Início: maio/2022

Aulas: Uma vez ao mês – quinta, sexta e sábado das 9h às 18h

Local: Museu da Língua Portuguesa / Plataforma Zoom Mais Informações e pré-inscrição no Site ABGC

Edital de Bolsa Social –  3 vagas presenciais e 3 vagas online – Edital Social

Telefone: (21) 3543-6489

WhatsApp: (24) 9 9315-1892

 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support