Atividade gratuita Estação Férias – nossas palavras são flâmulas: de 12 a 28 de janeiro no Museu

Em diálogo com a mostra temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, sobre línguas e culturas dos povos originários do Brasil, ação visa ensinar, de forma lúdica, palavras em línguas indígenas para crianças e suas famílias

O Museu da Língua Portuguesa inaugura no dia 12 de janeiro o Estação Férias – nossas palavras são flâmulas. Com oficinas, brincadeiras e leitura, a atividade visa ensinar, de forma lúdica, palavras em línguas indígenas para crianças e suas famílias. Gratuita, a ação, que vai ocupar o Saguão B da instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, dialoga com a exposição temporária do Museu, a Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que fala sobre a língua e cultura dos povos originários do Brasil. 

O Estação Férias – nossas palavras são flâmulas será ativado de 12 a 28 de janeiro, de quinta a sábado, sempre das 10h às 17h, no Saguão B do Museu da Língua Portuguesa. A ideia é criar um lugar de aprendizagem de palavras em línguas indígenas por meio de desenhos, pinturas, letras e traços. 

Ao longo deste período, os visitantes terão acesso a vários nichos instalados no espaço. Haverá, por exemplo, almofadas-cobras para crianças pequenas, livros de literatura indígena com esteiras e almofadas para leitura e locais para a criação de carimbos grandes e a construção de instrumentos, entre outros.  

Às quintas e às sextas-feiras, em quatro horários (10h, 11h, 13h30 e 15h), será oferecida a oficina nossas escritas são flâmulas, em que o participante será convidado a criar pequenas bandeiras com frases e palavras pintadas a partir da técnica do stencil. 

Já aos sábados, o Saguão B será ocupado pela Caravana Lúdica, que trará jogos de diferentes épocas e partes do mundo, feitos em madeira reciclável, tecido e tinta, muitos deles considerados patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO. Trata-se de uma ótima oportunidade para o público de todas as idades se divertir com jogos africanos, europeus, asiáticos e ameríndios e também descobrir suas respectivas origens, uma vez que monitores, presentes no espaço, vão contar a história desses jogos e também explicar suas regras. 

Destacam-se, por exemplo, o Labirinto Vertical, em que o jogador tem que levar uma bolinha de gude que está no centro de uma roldana até o ponto mais alto do tabuleiro, e o Bagatelle, um jogo que, com o avanço tecnológico, se tornaria o fliperama, encontrado nos dias de hoje em casas de jogos eletrônicos e também shoppings. 

No dia 25 de janeiro, quarta-feira, feriado na cidade de São Paulo, o Estação Férias – nossas palavras são flâmulas promoverá um dia extra de atividades. Nesta data, além da Caravana Lúdica, haverá também a apresentação do Coral Mirim Guarani. 

Gratuitas, as atividades do Estação Férias – nossas palavras são flâmulas são destinadas ao público em geral, sobretudo ao em idade escolar, e fazem parte da programação cultural relacionada à exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação. A mostra fala sobre línguas e culturas indígenas do Brasil e fica em cartaz até abril de 2023.  

A mostra Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação conta com a articulação e o patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, o patrocínio do Grupo Volvo e da Petrobras, e o apoio de Mattos Filho – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta, ainda, com a cooperação da UNESCO, no contexto da Década Internacional das Línguas Indígenas, e das seguintes instituições: Instituto Socioambiental, Museu da Arqueologia e Etnologia da USP, Museu do Índio da Funai e Museu Paraense Emílio Goeldi.  

SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº – Luz – Centro de São Paulo  

Estação Férias – nossas palavras são flâmulas
De 12 a 28 de janeiro
De quinta a sábado, das 10h às 17h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis  

Oficina nossas escritas são flâmulas
Às quintas e às sextas-feiras, às 10h, 11h, 13h30 e 15h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Ocupação Caravana Lúdica
Aos sábados e no dia 25 de janeiro (quarta-feira), das 10h às 17h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis

Apresentação do Coral Mirim Guarani
No dia 25 de janeiro (quarta-feira), às 11h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Exposição principal e mostra temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação
Terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 16h30)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet

 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support