Brincadeiras ao Pé do Ouvido – Estação Férias do Museu, de 6 a 29 de julho

Projeto oferece oficinas, brincadeiras, jogos e apresentações musicais sobre a diversidade e a riqueza de nosso idioma na canção popular brasileira, tema da próxima exposição temporária do Museu 

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, dá o pontapé inicial no projeto Brincadeiras ao Pé do Ouvido – Estação Férias nesta quinta-feira, 6 de julho.  

Até o dia 29 deste mês, sempre de quinta a sábado, das 10h às 17h, serão oferecidos no Saguão B do Museu jogos, oficinas, brincadeiras e apresentações musicais sobre a diversidade e a riqueza da língua portuguesa no cancioneiro brasileiro, tema de Essa nossa canção, próxima exposição temporária do Museu, que entra em cartaz em 14 de julho. Voltadas para crianças e suas famílias, as atividades do Brincadeiras ao Pé do Ouvido são gratuitas e fazem parte da programação especial do Museu nas férias do meio do ano. 

No projeto Brincadeiras ao Pé do Ouvido – Estação Férias, o Saguão B será tomado por quatro espaços, ou melhor “cantos”.  

No O Canto do Coletivo, o público será convidado a cantar, em grupo, músicas infantis tradicionais ou transmitidas da boca ao ouvido com acompanhamento instrumental ou percussão corporal. Já no O Canto da Escuta, o visitante poderá ouvir a própria voz a partir de engenhocas como telefone sem fio, megafones e tubos de papelão.  

Haverá ainda O Canto da Criação, onde o participante escreverá letras para cantos a partir de improvisações e paródias. E, por fim, no O Canto da Voz (interpretação), será possível experimentar e brincar com os recursos da voz e, assim, criar diferentes sentidos para uma mesma canção – um cenário, um palco e um microfone estarão à disposição para o público.  

Aos sábados, às 11h, no Saguão B do Museu, ainda dentro do Brincadeiras ao Pé do Ouvido – Estação Férias estão programadas apresentações musicais interativas.   

No dia 8 de julho, a atração é o espetáculo Ping Pong, com a Cia. Cabelo de Maria, que traz canções sobre personagens inusitados, como uma centopeia que tem uma perna mais curta que as outras e uma menina que sabe criar ventos.  

No dia 15 de julho é a vez do show Guiada, da coletiva Juremas, criado a partir de uma extensa pesquisa de ritmos como coco, ciranda e maracatu. Entre os instrumentos utilizados pelo grupo estão maracás e tambor ilú, de origens indígena e afro-brasileira.  

No dia 22 de julho, a cantora e poeta Priscila Magella, com participação especial da performer e musicista Anabel Andrés, realiza o show No Balanço da Canoa. Neste espetáculo, a Cultura Barranqueira, movimento de valorização da cultura regional das barrancas do rio São Francisco, é apresentada ao público por meio de cantigas, histórias e brincadeiras.  

Por fim, no dia 29 de julho, o Grupo Bamburá traz uma performance que propõe uma viagem sonora pelo território da música brasileira em sua beleza e diversidade.  

Essa nossa canção
A nova exposição temporária do Museu da Língua Portuguesa, intitulada Essa nossa canção, aborda a riqueza e a diversidade da língua portuguesa na canção popular do Brasil. A ideia é mostrar a profunda relação entre cada um de nós e as músicas que fazem parte de nossas vidas. Essa nossa canção será inaugurada no dia 14 de julho. A curadoria é de Hermano Vianna e Carlos Nader, com consultoria especial de José Miguel Wisnik e coordenação-geral de Isa Grinspum Ferraz. 

A exposição temporária Essa nossa canção conta com o patrocínio máster da CCR, patrocínio do Grupo Globo, e com o apoio do BNY Mellon, da PwC Brasil e do Itaú Unibanco – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.     

SERVIÇO
Brincadeiras ao Pé do Ouvido – Estação Férias
De 6 a 29 de julho (de quinta a sábado), das 10h às 17h 
Grátis 
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa  

Oficinas especiais do Brincadeiras ao Pé do Ouvido
Às quintas e sextas-feiras, às 10h, 11h, 13h30 e 14h30 

Apresentações musicais do Brincadeiras ao Pé do Ouvido
Aos sábados, às 11h
Dia 8 de julho, Ping Pong, com a Cia. Cabelo de Maria
Dia 15 de julho, Guiada, com a coletiva Juremas
Dia 22 de julho, No Balanço da Canoa, com Priscila Magella e Anabel Andrés
Dia 29 de julho, Grupo Bamburá 

Mostra temporária Essa Nossa Canção
A partir de 14 de julho 
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h) 
R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia) 
Grátis para crianças até 7 anos                
Grátis aos sábados       
Acesso pelo Portão A                
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet                
 

 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support