Carnaval no Museu tem blocos, baile da terceira idade e oficinas educativas

Gratuita, programação começa em 27 de janeiro com lançamento de samba-enredo do Cordão do Bule e inclui cortejo do Bloco Cornucópia Desvairada em 3 de fevereiro para as crianças. Nos dias oficiais do Carnaval, instituição funcionará normalmente 

O Carnaval 2024 acontece, oficialmente, entre 10 e 13 de fevereiro. No Museu da Língua Portuguesa, a programação relacionada a uma das festas mais populares do Brasil começa antes, no dia 27 de janeiro, e se estende até 22 de fevereiro. Ao longo deste período, haverá lançamento de samba-enredo de grupo do bairro do Bom Retiro, bloco voltado para crianças de todas as idades, oficinas de adereços e musicalização e baile para a terceira idade. Localizado na Estação da Luz, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.  

O Museu funcionará normalmente durante o Carnaval, ou seja, nos dias 10, 11 e 13 de fevereiro – às segundas-feiras, a instituição já fica fechada para manutenção. Haverá apenas uma diferença: na Quarta-Feira de Cinzas, dia 14, abrirá às 12h, e não às 9h como geralmente ocorre.   

A programação do Carnaval no Museu começa no dia 27 de janeiro (sábado) com o lançamento do samba-enredo do Cordão do Bule. A partir das 15h, o grupo, cuja sede fica no Teatro Popular União e Olho Vivo (TUOV), no bairro do Bom Retiro, vai apresentar o samba O mais importante é a nossa história e a mente é a expressão da liberdade e músicas de Carnavais anteriores, com a presença da bateria Batucada Ebulição. Haverá ainda a nomeação da Rainha do Cordão do Bule e a entrega do estandarte a um dos integrantes da agremiação. Em seguida, acontece um debate sobre a saúde mental na luta antimanicomial por meio da arte, tema do bloco em 2024, e baseado nas histórias de vida de trabalhadores e usuários do Centro de Atenção Psicossocial Adulto.  

No dia 3 de fevereiro (sábado), Aninha Batucada e Babi Pacini, integrantes do Samba do Bule, oferecem a Oficina de Musicalização Infantil, a partir das 10h, no Saguão B do Museu. A ação é voltada para crianças de todas as idades e suas famílias e tem como objetivo permitir a absorção de conhecimentos musicais de forma lúdica e interativa por meio de rodas rítmicas e brincadeiras. Não há necessidade de inscrição prévia.  

A oficina será o “esquenta” para a apresentação voltada para crianças de todas as idades e suas famílias do Bloco Cornucópia Desvairada. O conjunto paulistano de instrumentos de sopro e percussão, cujo repertório abrange gêneros como forró, maracatu, axé, brega e samba, vai tocar das 11h às 12h30, também Saguão B. Enquanto os ritmistas estiverem executando canções conhecidas do Carnaval, outros artistas vão realizar performances de mágica e em pernas de pau.  

No sábado de Carnaval, em 10 de fevereiro, quando o Museu estará funcionando normalmente, o Núcleo Educativo realiza a Oficina de Balangandã, em uma edição especial do projeto Estação Férias. Os educadores vão ensinar como criar este que é um dos adereços mais conhecidos do Carnaval brasileiro e explicar a origem da palavra “balangandã”, relacionada à presença das línguas bantu no país. Uma ótima dica para quem for aproveitar as dezenas de blocos em São Paulo fantasiado. Gratuita, a atividade vai acontecer das 13h às 14h30, no Saguão B, sem necessidade inscrição prévia.  

Para fechar a programação do Carnaval do Museu, o projeto Falas do Corpo, voltado principalmente para pessoas com mais de 60 anos, promove um Baile da Melhor Idade com muito samba, axé music e marchinhas. A festa está marcada para 22 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 14h, no Saguão B.  

Exposição principal e mostra temporária Essa nossa canção
Para quem decidir entrar nos espaços expositivos do Museu, vale ficar atento nas experiências que contêm conteúdos relacionados ao Carnaval. 

Na exposição principal, a experiência Falares, que revela a diversidade da língua portuguesa falada no Brasil por meio de depoimentos de pessoas de todos os cantos do país, há indivíduos falando de maracatu, manifestação cultural do Carnaval pernambucano, e ainda a presença de nomes como a sambista Alcione, homenageada pela escola de samba Mangueira em 2024.  

Na Praça da Língua, espécie de planetário das palavras, é possível ouvir marchinhas de Lamartine Babo. Na experiência Português do Brasil, linha do tempo sobre a história da língua portuguesa falada no Brasil, há vídeos de Cartola, Carmen Miranda, Aracy de Almeida e Dorival Caymmi, figuras fundamentais para a música e o Carnaval brasileiros.  

Já na mostra temporária Essa nossa canção, que relaciona a língua portuguesa com a canção popular brasileira, os destaques são as performances de Teresa Cristina e Juçara Marçal. A primeira canta “Pelo telefone” (Donga), considerado o primeiro samba gravado, e Juçara Marçal empresta a sua voz para “Sinal fechado”, um dos sucessos de Paulinho da Viola, cuja trajetória artística se mistura com a da tradicional escola de samba Portela.  

Com curadoria de Hermano Vianna e Carlos Nader, consultoria de José Miguel Wisnik e curadoria especial de Isa Grinspum Ferraz, Essa nossa canção conta com o patrocínio máster da CCR, patrocínio do Grupo Globo, e com o apoio do BNY Mellon e do Itaú Unibanco – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.      

SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa no Carnaval 2024  

Lançamento do samba-enredo do Cordão do Bule
Dia 27 de janeiro (sábado), às 15h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa 
Grátis   

Oficina de Musicalização Infantil
Dia 3 de fevereiro (sábado), às 10h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis – sem necessidade de inscrição prévia 

Bloco Cornucópia Desvairada
Dia 3 de fevereiro (sábado), das 11h às 12h30 
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa  
Grátis   

Oficina de Balangandãs
Dia 10 de fevereiro (sábado de Carnaval), das 13h às 14h30 
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa  
Grátis   

Falas do Corpo – Baile de Carnaval da Terceira Idade
Dia 22 de fevereiro (quinta-feira), às 14h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Exposição principal + mostra temporária Essa nossa canção  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h) 
No dia 14/2 (Quarta-Feira de Cinzas), das 12h às 16h30 (com permanência até as 18h)      
R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)            
Grátis para crianças até 7 anos                      
Grátis aos sábados  
Acesso pelo Portão A                      
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet                      
        

 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support