Chef Aline Chermoula ensina a preparar receita da culinária africana em oficina no Museu

Voltada para toda a família, atividade Cozinheirinhos da Diáspora vai acontecer neste domingo, dia 21 de agosto, no Pátio A, gratuitamente 

Quem passar pelo Pátio A do Museu da Língua Portuguesa no domingo, dia 21 de agosto, na hora do almoço, vai ter a chance de participar de uma oficina gastronômica. Nesta atividade gratuita, intitulada Cozinheirinhos da Diáspora, a chef Aline Chermoula ensinará crianças e adultos a preparar quiabo frito com molho chermoula, típico de países do norte da África, como Argélia, Líbia e Marrocos. 

O evento terá início às 12h, quando Aline iniciará uma aula-show, tendo como base as receitas de seu livro infantil, Cozinheirinhos da Diáspora: saberes e sabores de nossa culinária ancestral e afetiva, lançado em 2021. Ilustrada e interativa, a obra é voltada para toda a família, reforçando laços de afetividade a partir de práticas alimentares. Além disso, o trabalho promove o conhecimento da culinária afrodiaspórica, utilizando ingredientes como batata-doce e inhame em receitas práticas e fáceis. Há ainda instruções de boas práticas na cozinha, destacando os cuidados necessários para cozinhar prevenindo acidentes. 

“A oficina é um convite às famílias para exaltar os ingredientes da diáspora africana e preparar receitas contemporâneas que agradam nosso paladar mais exigente”, afirma Aline. 

Ao fim da apresentação, todos os participantes serão convidados a degustar o prato preparado pela chef Aline, que pesquisa e valoriza a culinária da diáspora africana pelas Américas em seus inúmeros projetos, como o empreendimento Chermoula Cultura Culinária – ela tem um canal no YouTube no qual ensina algumas receitas. 

Colunista da revista Vogue Brasil, Aline já participou de outros projetos no Museu da Língua Portuguesa. É ela, por exemplo, a protagonista do primeiro episódio da série Olhares: vídeo-visitas, em que pessoas comuns, de diferentes origens e vivências, são convidadas a visitar a exposição principal da instituição. O vídeo, produzido pelo Núcleo Educativo, está disponível no YouTube do Museu. 

Receita do Molho Chermoula
Ingredientes

Pitada de açafrão
1/4 xícara de água quente
1 colher de sopa de óleo de canola
3 dentes de alho finamente picados
1 colher (chá) de pimenta ancho em pó
1 colher (chá) de coentro em pó
1 colher (chá) de cominho em pó
1/2 colher de chá de pimenta do reino
1/4 xícara de azeite de oliva extravirgem
1 colher de chá de raspas de limão siciliano
Suco de 1 limão siciliano
1/2 maço de hortelã fresca rasgadas com a mão
1 maço de coentro fresco grosseiramente picado

Preparo

Coloque um punhado das ervas no pilão ou processador, adicione os azeites e o alho depois soque até amassar levemente as ervas. Em seguida adicione as especiarias uma a uma, pile novamente até obter uma mistura homogênea. Tempere com sal a gosto e pronto!
(Se for usar processador, basta colocar todos os ingredientes no processador e bater até que esteja em consistência)

Finalização

Disponha o molho Chermoula por cima do alimento e leve a forma ao forno pré-aquecido a 180 graus por 10 minutos. O mesmo molho pode ser usado fresco em saladas, sopas, vegetais.

SERVIÇO
Oficina Cozinheirinhos da Diáspora com a chef Aline Chermoula
Dia 21 de agosto (domingo), das 12h às 13h
Pátio A do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Olhares: vídeo-visita com Aline Chermoula
No YouTube do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Exposição principal 
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)     
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)     
Grátis para crianças até 7 anos     
Grátis aos sábados     
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)     
Ingressos na bilheteria ou pela internet     
      


 

Translate »
Pular para o conteúdo