Chef Aline Chermoula ensina a preparar receita da culinária africana em oficina no Museu

Voltada para toda a família, atividade Cozinheirinhos da Diáspora vai acontecer neste domingo, dia 21 de agosto, no Pátio A, gratuitamente 

Quem passar pelo Pátio A do Museu da Língua Portuguesa no domingo, dia 21 de agosto, na hora do almoço, vai ter a chance de participar de uma oficina gastronômica. Nesta atividade gratuita, intitulada Cozinheirinhos da Diáspora, a chef Aline Chermoula ensinará crianças e adultos a preparar quiabo frito com molho chermoula, típico de países do norte da África, como Argélia, Líbia e Marrocos. 

O evento terá início às 12h, quando Aline iniciará uma aula-show, tendo como base as receitas de seu livro infantil, Cozinheirinhos da Diáspora: saberes e sabores de nossa culinária ancestral e afetiva, lançado em 2021. Ilustrada e interativa, a obra é voltada para toda a família, reforçando laços de afetividade a partir de práticas alimentares. Além disso, o trabalho promove o conhecimento da culinária afrodiaspórica, utilizando ingredientes como batata-doce e inhame em receitas práticas e fáceis. Há ainda instruções de boas práticas na cozinha, destacando os cuidados necessários para cozinhar prevenindo acidentes. 

“A oficina é um convite às famílias para exaltar os ingredientes da diáspora africana e preparar receitas contemporâneas que agradam nosso paladar mais exigente”, afirma Aline. 

Ao fim da apresentação, todos os participantes serão convidados a degustar o prato preparado pela chef Aline, que pesquisa e valoriza a culinária da diáspora africana pelas Américas em seus inúmeros projetos, como o empreendimento Chermoula Cultura Culinária – ela tem um canal no YouTube no qual ensina algumas receitas. 

Colunista da revista Vogue Brasil, Aline já participou de outros projetos no Museu da Língua Portuguesa. É ela, por exemplo, a protagonista do primeiro episódio da série Olhares: vídeo-visitas, em que pessoas comuns, de diferentes origens e vivências, são convidadas a visitar a exposição principal da instituição. O vídeo, produzido pelo Núcleo Educativo, está disponível no YouTube do Museu. 

Receita do Molho Chermoula
Ingredientes

Pitada de açafrão
1/4 xícara de água quente
1 colher de sopa de óleo de canola
3 dentes de alho finamente picados
1 colher (chá) de pimenta ancho em pó
1 colher (chá) de coentro em pó
1 colher (chá) de cominho em pó
1/2 colher de chá de pimenta do reino
1/4 xícara de azeite de oliva extravirgem
1 colher de chá de raspas de limão siciliano
Suco de 1 limão siciliano
1/2 maço de hortelã fresca rasgadas com a mão
1 maço de coentro fresco grosseiramente picado

Preparo

Coloque um punhado das ervas no pilão ou processador, adicione os azeites e o alho depois soque até amassar levemente as ervas. Em seguida adicione as especiarias uma a uma, pile novamente até obter uma mistura homogênea. Tempere com sal a gosto e pronto!
(Se for usar processador, basta colocar todos os ingredientes no processador e bater até que esteja em consistência)

Finalização

Disponha o molho Chermoula por cima do alimento e leve a forma ao forno pré-aquecido a 180 graus por 10 minutos. O mesmo molho pode ser usado fresco em saladas, sopas, vegetais.

SERVIÇO
Oficina Cozinheirinhos da Diáspora com a chef Aline Chermoula
Dia 21 de agosto (domingo), das 12h às 13h
Pátio A do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Olhares: vídeo-visita com Aline Chermoula
No YouTube do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Exposição principal 
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)     
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)     
Grátis para crianças até 7 anos     
Grátis aos sábados     
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)     
Ingressos na bilheteria ou pela internet     
      


 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support