Cinema, mostra temporária e gratuidade no fim de semana: o feriado de Corpus Christi no Museu

A partir de 2 de junho, quem vier aos Museu aos domingos também não pagará nada para visitar suas exposições 

Cinema ao ar livre e exposição sobre línguas africanas presentes no Brasil são as principais atividades do feriado prolongado no Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Além disso, a partir de 2 de junho, a entrada também passará a ser gratuita aos domingos para todos os públicos – promoção válida até 31 de agosto. Aos sábados, os ingressos já são grátis para todas as pessoas.  

Em cartaz desde o dia 24 de maio, a exposição temporária Línguas africanas que fazem o Brasil destaca a presença de línguas oriundas de África no português falado no Brasil. Iorubá, eve-fom e as línguas do grupo bantu também moldaram o modo como pronunciamos as palavras e entoamos as frases. Com curadoria de Tiganá Santana, a mostra contém obras de nomes como Aline Motta, J. Cunha, Goya Lopes e Rebeca Carapiá que ajudam a revelar a existência das culturas africanas na arquitetura, no design e na arte como um todo do país. Sucesso de público, uma sala interativa apresenta o significado de palavras como axé, afoxé e acarajé.  

A exposição conta com patrocínio máster da Petrobras, patrocínio da CCR, do Instituto Cultural Vale, e da John Deere Brasil; e apoio do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra e da CAIXA.   

Na véspera do feriado do Corpus Christi, no dia 29 (quarta-feira), o Museu promove a segunda sessão do Luz na Tela, projeto de cinema ao ar livre gratuito sob curadoria do Museu Soberano – Rua do Triunfo. O filme escolhido é o documentário Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente. O longa-metragem mostra entrevistas realizadas com a atriz ao longo de dez anos, entre 2009 e 2019. Ela relembra momentos de sua carreira “correta, sem altos e baixos”, como costumava dizer. Uma trajetória profissional de mais de 70 anos marcada por prêmios e pioneirismo: Ruth foi, por exemplo, a primeira atriz negra a protagonizar uma novela na TV Globo, A Cabana do Pai Tomás (1969).    

O filme será exibido em uma tela de 4 x 2,3 metros. O público poderá vê-lo em cadeiras e bancos espalhados pelo Pátio B. Mesmo em caso de chuva, a sessão será mantida por acontecer em um local coberto. Haverá a distribuição gratuita de pipoca.  

Outra dica é visitar a exposição principal do Museu, onde a diversidade da língua portuguesa falada no Brasil e em outras partes do mundo é destacada. Tudo isso em meio a experiências audiovisuais e imersivas, por meio das quais adultos e crianças aprendem brincando. Entre elas, o Beco das Palavras, um jogo em que as pessoas juntam sufixos e prefixos para formar uma palavra em uma mesa interativa.  

Também é imperdível uma passada pelo terraço do Museu, de onde há uma vista privilegiada da torre do relógio do histórico prédio da Estação da Luz e do entorno do Museu. Ao redor, podem ser avistados locais como o Parque da Luz e a Sala São Paulo. É um ótimo lugar para registrar a visita e postar a foto nas redes sociais.  

SERVIÇO   
2º Luz na Tela – Exibição do filme Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente  
Dia 29 de maio (quarta-feira), às 19h  
No Pátio B do Museu da Língua Portuguesa (mesmo em caso de chuva, haverá a sessão de cinema – local coberto)  
Grátis    

Exposição principal e mostra temporária Línguas africanas que fazem o Brasil
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)           
Grátis para crianças até 7 anos                              
Grátis aos sábados e aos domingos
Acesso pelo Portão A                              
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet                             

      

Translate »
Pular para o conteúdo