Cinema, mostra temporária e gratuidade no fim de semana: o feriado de Corpus Christi no Museu

A partir de 2 de junho, quem vier aos Museu aos domingos também não pagará nada para visitar suas exposições 

Cinema ao ar livre e exposição sobre línguas africanas presentes no Brasil são as principais atividades do feriado prolongado no Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Além disso, a partir de 2 de junho, a entrada também passará a ser gratuita aos domingos para todos os públicos – promoção válida até 31 de agosto. Aos sábados, os ingressos já são grátis para todas as pessoas.  

Em cartaz desde o dia 24 de maio, a exposição temporária Línguas africanas que fazem o Brasil destaca a presença de línguas oriundas de África no português falado no Brasil. Iorubá, eve-fom e as línguas do grupo bantu também moldaram o modo como pronunciamos as palavras e entoamos as frases. Com curadoria de Tiganá Santana, a mostra contém obras de nomes como Aline Motta, J. Cunha, Goya Lopes e Rebeca Carapiá que ajudam a revelar a existência das culturas africanas na arquitetura, no design e na arte como um todo do país. Sucesso de público, uma sala interativa apresenta o significado de palavras como axé, afoxé e acarajé.  

A exposição conta com patrocínio máster da Petrobras, patrocínio da CCR, do Instituto Cultural Vale, e da John Deere Brasil; e apoio do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra e da CAIXA.   

Na véspera do feriado do Corpus Christi, no dia 29 (quarta-feira), o Museu promove a segunda sessão do Luz na Tela, projeto de cinema ao ar livre gratuito sob curadoria do Museu Soberano – Rua do Triunfo. O filme escolhido é o documentário Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente. O longa-metragem mostra entrevistas realizadas com a atriz ao longo de dez anos, entre 2009 e 2019. Ela relembra momentos de sua carreira “correta, sem altos e baixos”, como costumava dizer. Uma trajetória profissional de mais de 70 anos marcada por prêmios e pioneirismo: Ruth foi, por exemplo, a primeira atriz negra a protagonizar uma novela na TV Globo, A Cabana do Pai Tomás (1969).    

O filme será exibido em uma tela de 4 x 2,3 metros. O público poderá vê-lo em cadeiras e bancos espalhados pelo Pátio B. Mesmo em caso de chuva, a sessão será mantida por acontecer em um local coberto. Haverá a distribuição gratuita de pipoca.  

Outra dica é visitar a exposição principal do Museu, onde a diversidade da língua portuguesa falada no Brasil e em outras partes do mundo é destacada. Tudo isso em meio a experiências audiovisuais e imersivas, por meio das quais adultos e crianças aprendem brincando. Entre elas, o Beco das Palavras, um jogo em que as pessoas juntam sufixos e prefixos para formar uma palavra em uma mesa interativa.  

Também é imperdível uma passada pelo terraço do Museu, de onde há uma vista privilegiada da torre do relógio do histórico prédio da Estação da Luz e do entorno do Museu. Ao redor, podem ser avistados locais como o Parque da Luz e a Sala São Paulo. É um ótimo lugar para registrar a visita e postar a foto nas redes sociais.  

SERVIÇO   
2º Luz na Tela – Exibição do filme Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente  
Dia 29 de maio (quarta-feira), às 19h  
No Pátio B do Museu da Língua Portuguesa (mesmo em caso de chuva, haverá a sessão de cinema – local coberto)  
Grátis    

Exposição principal e mostra temporária Línguas africanas que fazem o Brasil
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)           
Grátis para crianças até 7 anos                              
Grátis aos sábados e aos domingos
Acesso pelo Portão A                              
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet                             

      

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support