Programação do Museu no Dia das Crianças

Museu da Língua Portuguesa promove programação especial no Dia das Crianças com dança, contação de histórias, música e teatro. Atividades serão gratuitas e vão acontecer das 10h às 16h no pátio B, no saguão B e na calçada; na mesma data, abre ao público a Nhe Porã: Memória e Transformação, a nova mostra temporária do Museu 

O Dia das Crianças 2022 vai ser bastante especial no Museu da Língua Portuguesa. No feriado do dia 12 de outubro, a instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo vai promover 12 atividades culturais gratuitas, entre dança, teatro, música e contação de histórias, das 10h às 16h, no saguão B, no pátio B e também na calçada do Museu.  

A programação cultural especial do Dia das Crianças é relacionada à nova exposição temporária do Museu, a Nhe’ Porã: Memória e Transformação, que abre neste mesmo dia e vai abordar as línguas e as culturas dos povos indígenas existentes no Brasil. 

A exposição temporária Nhe’ Porã: Memória e Transformação conta com a articulação e o patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, o patrocínio do Grupo Volvo e da Petrobras e o apoio de Mattos Filho – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta, ainda, com a cooperação da UNESCO – no contexto da Década Internacional das Línguas Indígenas – e das seguintes instituições: Instituto Socioambiental, Museu da Arqueologia e Etnologia da USP, Museu do Índio da Funai e Museu Paraense Emílio Goeldi. 

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, a São Paulo Companhia de Dança, a Associação dos Mágicos de São Paulo e o coletivo Bom Retiro É o Mundo são os parceiros do Museu da Língua Portuguesa na programação especial do Dia das Crianças. 

Veja detalhes da programação abaixo: 

No pátio B
10h às 11h – Oficina Peteca, com o Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa
A programação começa com a Oficina Peteca, na qual o Núcleo Educativo vai ensinar os visitantes a fazerem petecas de tecido. Em seguida, todos serão convidados a brincar com elas no pátio B do Museu. 

No Saguão B
11h às 11h30 – Projeto Meu Amigo Bailarino, com a São Paulo Companhia de Dança
Bailarinos da São Paulo Companhia de Dança ocupam o Saguão B do Museu com o projeto Meu Amigo Bailarino. Nesta ação, a SPCD apresenta em palcos não convencionais trechos de coreografias de seu repertório. A ideia é ampliar o acesso à arte por meio da dança. 

11h30 às 11h50 – Dança Kapiwaya, com indígenas do povo Tukano 
Uma comitiva composta por indígenas do povo Tukano mostra a dança kapiwaya, que faz parte das práticas rituais dos povos da região do Alto Rio Negro. Esta manifestação, na qual casais, enquanto dançam, cantam letras que fazem alusão a histórias sobre o surgimento do mundo, dialoga com a nova exposição temporária do Museu, Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, sobre línguas e culturas dos povos indígenas do Brasil, cuja inauguração também é no dia 12 de outubro. 

11h50 às 12h30 – Peça “O Pirata Grilheta e os Dragões do Mar”, com o Grupo Manolengo Rei
Por meio da história do pirata Grilheta e seus marujos, que partem em uma aventura pelo litoral brasileiro, o Grupo Manolengo Rei pretende refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente. Em seus trabalhos, a companhia transforma resíduos, como papel, papelão e madeira, em objetos de arte. 

12h30 às 13h10 – Contação de histórias “Os Olhos do Jaguar”, de Yaguarê Yamã, com o Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa
Educadores do Museu promovem a leitura do livro “Os Olhos do Jaguar”. Escrito por Yaguarê Yamã, a obra evoca uma busca a um tempo em que os animais conversavam. 

13h10 às 14h – Show de mágica “Magia e Alegria”, com a Associação dos Mágicos de São Paulo
Mario Mendo, especialista em mágica para crianças e escultura com balões, e Jeff, que já trabalhou em circos como Spacial e Di Roma, mostram o show “Magia e Alegria”, com números tradicionais de mágica. A atividade contará com a apresentação da cantora e atriz Eliana Messias. Os três fazem parte da Associação dos Mágicos de São Paulo. 

14h às 15h – Contação de história “Luz nas Histórias”, com a escritora e educadora Tamis Ferreira
A história do livro “Ayo e as Formiguinhas”, de Tamis Ferreira, serve de guia para “Luz nas Histórias”, que ela mesma apresenta na programação do Dia das Crianças do Museu da Língua Portuguesa. Tamis é educadora e escritora e trabalha em cima de questões de representatividade e elevação de autoestima de crianças negras. O “Luz nas Histórias” é a sexta atração do Plataforma Conexões, que selecionou oito projetos nas áreas de teatro, música, dança, contação de histórias e literatura – os escolhidos entraram para a programação cultural de 2022 do Museu. 

15h às 16h – “Cortejo Suno”, com a Cia. Suno 
No encerramento da programação especial do Dia das Crianças, uma das atrações será a companhia circense Suno, que apresentará o Cortejo Suno, um divertido espetáculo de música, acrobacias, malabarismo, mágicas e palhaçadas. O público, claro, será convidado a participar deste festivo cortejo. 

Na calçada 
10h às 12h – Biricar, com o Coletivo Birico
O Coletivo Birico promove uma série de intervenções artísticas, culturais e pedagógicas a quem passar pela calçada do Museu do Língua Portuguesa no Biricar. Pinturas e colagens são algumas ações que serão oferecidas aos participantes. 

10h às 16h – Brincadeira Amarelinha
Quem vier ao Museu da Língua Portuguesa poderá brincar de Amarelinha, uma das mais populares brincadeiras na cultura brasileira. O responsável por pintá-la na calçada será o artista Felipe Risada, também conhecido como RIR. 

12h às 14h – Recreação, com o grupo Cerejeiras
Gincanas e jogos lúdicos serão oferecidos às crianças de diversas idades que participarem das atividades propostas pelo grupo Cerejeiras, que se utiliza de brincadeiras clássicas da infância para trabalhar, por exemplo, a coordenação motora. 

14h às 16h – Bairro Brincante!, com o coletivo Bom Retiro É o Mundo
Contação de histórias infantis latino-americanas e brincadeiras como desenhos no chão com giz e bolhas de sabão são algumas das atividades propostas pelo coletivo Bom Retiro É o Mundo no projeto Bairro Brincante! 

SERVIÇO
Dia das Crianças no Museu da Língua Portuguesa
Dia 12 de outubro (quarta-feira)
Das 10h às 16h
No Pátio B, Saguão B e calçada do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação
De 12 de outubro de 2022 a 23 de abril de 2023
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até as 18h)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis aos sábados
Venda de ingressos na bilheteria ou pela internet  

 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support