Confira os destaques da programação de dezembro

Exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade, filme sobre Chico Bento e visitas especiais para as crianças são algumas das atrações

A exposição temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade com mais de 470 obras sobre as marcas deste gênero musical na língua e nas artes visuais e um filme sobre o personagem Chico Bento são alguns dos destaques da programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa. Localizado no histórico prédio da Estação da Luz, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.  

O mês reserva ainda um dia a mais de gratuidade para todos os visitantes, além dos sábados e domingos. Em 10 de dezembro (quarta-feira), Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Petrobras, patrocinadora máster do Museu, oferecerá entrada gratuita para todas as pessoas, o dia inteiro. Quem vier neste dia ainda vai receber um marca-página exclusivo.  

Durante as festas de fim de ano do Natal e Réveillon, o Museu funcionará normalmente, só fechando nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e em 1º de janeiro – e às segundas-feiras, como já ocorre. Logo, é uma excelente dica de passeio para quem estiver na capital paulista neste período, quando a cidade costuma ficar mais vazia. 

FUNK: Um grito de ousadia e liberdade
Com 473 obras em exibição, entre pinturas, fotografias e registros audiovisuais, a exposição temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade apresenta as marcas deste movimento cultural que transforma modos de falar, vestir e criar. Concebida pelo Museu de Arte do Rio (MAR), a mostra tem curadoria de Taísa Machado, Dom Filó, Amanda Bonan, Marcelo Campos e Renata Prado. 

A exposição joga luz no caminho percorrido pelo funk desde a influência da música negra estadunidense, passando pelos bailes black e soul dos anos 1960 e 1970, até o estabelecimento no Rio de Janeiro com características próprias e depois em São Paulo, onde também assumiu feições locais. A versão paulistana do projeto inclui obras de nomes como Tami Silva, Brenda Nicole e Rafa Black que ilustram o funk da Baixada Santista e da capital paulista. 

Nos dias 3 e 10 de dezembro (às quartas-feiras), às 19h30, o Núcleo Educativo fará um curso online para professores relacionado à exposição. No primeiro encontro, a curadora Renata Prado abordará os processos criativos do projeto, além de apresentar os conceitos pedagógicos relacionados à temática do funk. No segundo, Jussara Santos, doutora em Educação pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), tratará do tema pensando o contexto escolar, com foco na educação básica. Gratuita, a atividade vai acontecer pelo YouTube do Museu, sem necessidade de inscrição prévia – quem participar das duas aulas receberá um certificado. 

A exposição temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade conta com patrocínio máster da Petrobras e da Motiva; patrocínio da Vale; e apoio do Instituto Ultra, do Itaú Unibanco e da CAIXA. Concebida pelo Museu de Arte do Rio, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro e gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), a exposição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.  

Chico Bento
Em dezembro, o Luz na Tela, o projeto de cinema ao ar livre do Museu, exibe o filme infantojuvenil Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa. Com direção de Fernando Fraiha, o filme mostra o que Chico Bento e seus amigos são capazes de fazer para evitar que a construção de uma estrada derrube a goiabeira onde eles costumam catar goiabas. A sessão vai acontecer no dia 18 (quinta-feira) na Ocupação Mauá (r. Mauá, 340), vizinha do Museu, a partir das 19h, com entrada gratuita e distribuição de pipoca e refrigerante.  

A edição de dezembro ocorre em parceria e com a curadoria da Levante_Plataforma de Ideias, que costurou a presença dos coletivos Ocupação Mauá e Cinefluxo na programação e fortalece o diálogo entre cultura, território e memória na região da Luz.  

Plataforma Conexões
Reduto de Bambas é o título da apresentação do Plataforma Conexões de dezembro. No dia 5 (sexta-feira), às 12h, no Saguão Central da Estação da Luz, os músicos Ademir da Silva, Chicão de Paula e Sahra Brandão vão tocar clássicos do samba paulista, de nomes como Geraldo Filme, Osvaldinho da Cuíca e Paulo Vanzolini, só para citar alguns.  

Este espetáculo marca o encerramento do  Plataforma Conexões, projeto do Museu que, em 2025, selecionou trabalhos de artistas iniciantes com o tema Falares Brasileiros. As inscrições para a 5ª edição Plataforma Conexões, tendo como tema Culturas Urbanas, já estão abertas. Mais informações neste link (clique aqui). 

Sarau no Museu
Dar visibilidade à arte surda. Esta será a proposta do Sarau no Museu de dezembro, que reunirá artistas surdos e ouvintes no dia 6 de dezembro (sábado). O encontro, que acontecerá no 3º andar do Museu a partir das 17h, com entrada gratuita, será repleto de poesias em português e em Libras. O microfone, claro, ficará aberto para quem quiser participar. 

Para a criançada
O Núcleo Educativo realiza, no dia 13 de dezembro (sábado), às 11h, uma visita especial pelo prédio da Estação da Luz para as crianças. Elas serão convidadas a criarem desenhos e texturas a partir das histórias que ouvirão sobre os detalhes históricos e arquitetônicos do edifício, sede do Museu da Língua Portuguesa. O grupo, para este passeio, será formado 15 minutos antes de seu início, no Pátio A, perto da bilheteria. A entrada é gratuita.  

Aos domingos, acontece a Estação Famílias, com a leitura de livros como Zumbi Passou Aqui (dia 7), Orikis (dia 21) e Trocoscópio (dia 28), das 13h às 14h30, no 3º andar. Nos dias 7 e 14, das 10h às 16h, a Caravana Lúdica espalha jogos e tabuleiros tradicionais pela calçada e o Pátio A para o livre brincar.  

SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados e aos domingos
Grátis no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos)
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet
Classificação indicativa da exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade: 14 anos 

Translate »
Pular para o conteúdo