Confira os destaques da programação do Museu em dezembro

Neste mês, Museu da Língua Portuguesa promove a Feira Luz Criativa Edição de Natal, visita mediada pela mostra temporária e a última atração do Plataforma Conexões 

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, é uma ótima opção de passeio em dezembro, quando iniciam as férias escolares e muita gente aproveita as folgas das festas de fim de ano para visitar espaços culturais da capital paulista. Ao longo do mês, o Museu prepara atividades especiais, que vão de uma feira com músicos, artesãos e opções gastronômicas a apresentações de contação de histórias e visita mediada sobre acessibilidade. Há ainda a exposição principal e a mostra temporária Nhe Porã: Memória e Transformação. 

Vale mencionar que, nos jogos do Brasil na Copa na segunda fase do torneio, o horário do Museu será alterado. Como não é possível saber ainda quando a equipe comandada por Tite irá jogar, recomendamos que entre em nossas redes sociais, que serão atualizadas com esta informação. 

Durante as festas de fim de ano, o Museu estará fechado nos dias 24, 25 (Natal) e 31 de dezembro e também no dia 1º de janeiro de 2023. Às segundas-feiras, como ocorre normalmente, o Museu não abre para público.

A programação especial do Museu em dezembro tem início no dia 7 (quarta-feira), quando acontece uma visita mediada sobre acessibilidade pela mostra temporária Nhe Porã: Memória e Transformação. Esta atividade faz parte da Campanha Sonhar o Mundo 2022, cujo tema é justamente Deficiência e Acessibilidade em Museus. O passeio, das 10h às 11h30, será realizado pela artista plástica e arte-curadora Marina Baffini, que desenvolveu o projeto de acessibilidade da exposição. A participação é gratuita: basta comparecer no Pátio A, próximo à Bilheteria, 15 minutos antes do início do tour, quando o grupo começará a ser formado. 

Com curadoria de Daiara Tukano, Nhe Porã: Memória e Transformação fala sobre as culturas e línguas dos povos indígenas. Um rio de palavras de diversas línguas dos povos originários passa pelas quatro salas da mostra, que, por meio de obras de artistas plásticos, objetos interativos e experiências audiovisuais, joga luz no multilinguismo do território brasileiro. 

A mostra conta com a articulação e o patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, o patrocínio do Grupo Volvo e da Petrobras, e o apoio de Mattos Filho – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta, ainda, com a cooperação da UNESCO, no contexto da Década Internacional das Línguas Indígenas, e das seguintes instituições: Instituto Socioambiental, Museu da Arqueologia e Etnologia da USP, Museu do Índio da Funai e Museu Paraense Emílio Goeldi.  

Comemorando 25 anos de atividade, o Grupo de Contadores de Estórias Miguilim de Cordisburgo, Minas Gerais, se apresenta no Pátio A do Museu, no dia 10 de dezembro (sábado), a partir das 15h, gratuitamente. Trechos dos livros Grande Sertão: Veredas e Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa, serão falados por seis integrantes do grupo, que ainda narrarão a história Autobiografia Infantil de Guimarães Rosa. 

A Banda Metrô Sertão participa do projeto Domingo no Museu, que convida famílias que residem em bairros distantes da Luz, onde o Museu está localizado, para prestigiarem espetáculos artísticos e visitar as exposições da instituição – quem estiver no Museu também pode prestigiar o evento. Influenciado por nomes como Luiz Gonzaga e Chico Science e por movimentos como a Tropicália e o Mangue Beat, o grupo mescla diversos ritmos musicais a fim de valorizar a cultura brasileira. A apresentação será no dia 11 de dezembro (domingo), às 11h, no Saguão Central da Estação da luz.   

O projeto Domingo no Museu é patrocinado pela Marsh McLennan por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – PRO-MAC da Prefeitura de São Paulo. E, nesta edição, conta com o apoio do SESC SP.       

No dia 14 de dezembro (quarta-feira), das 14h às 15h, no Pátio A, acontece a última apresentação do Plataforma Conexões, que, em 2022, selecionou oito projetos de artistas iniciantes que foram incluídos na programação cultural do Museu.  

A atração, gratuita, é Adeoga e a Deusa, projeto de contação de histórias que usa música, dança e palavra para trazer à cena a saga de uma líder negra do País das Pessoas Escuras. A ideia é valorizar histórias protagonizadas por mulheres negras. 

No dia 17 de dezembro (sábado), o destaque é a Feira Luz Criativa Edição de Natal, que vai reunir cerca de 20 expositores, incluindo sete do território dos povos originários do Xingu, além de artistas e artesãos da cidade de São Paulo. Das 10h às 17h, quem comparecer ao Pátio B e ao Saguão B do Museu terá a oportunidade de comprar acessórios e roupas, muitos deles das culturas indígenas e afrodiaspóricas, e também prestigiar apresentações musicais, com o Pagode na Lata, o Nativos MC’s, Sandra Fidalgo e Swami Júnior. Haverá, ainda, opções gastronômicas. Este evento está relacionado à mostra temporária Nhe’ Porã: Memória e Transformação. 

No dia 23 de dezembro, das 12h às 13h, o Núcleo Educativo ocupa o Saguão Central da Estação da Luz com o projeto Na Ponta da Língua, em que promove jogos sobre a língua portuguesa e a cultura popular. A brincadeira, desta vez, será a Dê a Letra, na qual os educadores desafiam os transeuntes a cantar uma música e descobrir se está falando corretamente os versos da canção. 

SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa na Semana Sonhar o Mundo
Dia 7 de dezembro (quarta-feira), das 10h às 11h30
Grátis
Grupo é formado no Pátio A, próximo à Bilheteria, 15 minutos antes do início do passeio

Grupo de Contadores de Estórias Miguilim de Cordisburgo – Apresentação Especial
Dia 10 de dezembro (sábado), às 15h
Grátis
No Pátio A do Museu da Língua Portuguesa 

Domingo no Museu com a Banda Metrô Sertão
Dia 11 de dezembro (domingo), a partir das 11h
Grátis
No Saguão Central da Estação da Luz 

Adeoga e a Deusa – Plataforma Conexões
Dia 14 de dezembro (quarta-feira), das 14h às 15h
Grátis
No Pátio A do Museu da Língua Portuguesa 

Feira Luz Criativa Edição de Natal
Dia 17 de dezembro (sábado), das 10h às 17h
Grátis
No Pátio B e no Saguão B do Museu da Língua Portuguesa 

Na Ponta da Língua – Dê a Letra
Dia 23 de dezembro, das 12h às 13h
Grátis
No Saguão Central da Estação da Luz 

Exposição principal e mostra temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação  
Terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 16h30)  
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)    
Grátis para crianças até 7 anos    
Grátis aos sábados (e no dia 20 de novembro, domingo)  
Acesso pelo Portão A    
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet    
 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support