Confira os destaques da segunda quinzena de maio do Museu

Com entrada gratuita para todos os públicos nos fins de semana de maio, instituição terá saraus, contação de histórias e atividades para a terceira idade, além, é claro, de sua exposição principal  

Com entrada gratuita para todos os públicos nos sábados e domingos de maio, o Museu da Língua Portuguesa vai promover saraus, contação de histórias e atividades para a terceira idade na segunda quinzena do mês. Todas essas atividades, incluindo o Sarau Hip-Hop no Museu, são gratuitas. Quem vier ao Museu ainda poderá visitar a exposição principal da instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.     

Confira os destaques da programação abaixo:   

Sarau Hip-Hop no Museu
Na segunda edição do Sarau Hip-Hop no Museu, no dia 20 de maio, o rapper e MC Xis, que comanda o evento, receberá três convidados: Beto Cruz MC, o fotógrafo The Sarará e o DJ Pow – este volta a ser o responsável pelo som da atividade, que acontece no Saguão Central da Estação da Luz e é gratuito. 

Beto Cruz MC é rapper, beatmaker e arte-educador, cujo trabalho é influenciado pelo rap produzido na década de 1990 e por ritmos como o boom-bap, o jazz-rap e a música jamaicana. O artista The Sarará apresentará a exposição fotográfica Breaking e Suas Expressões, na qual traça paralelos entre a dança do hip-hop, o futebol e a capoeira. Já o DJ Pow faz parte das bandas Império ZO, Fat Family e RZO. 

No 50º aniversário do movimento hip-hop, que surgiu nas ruas de Nova York, nos Estados Unidos, o Sarau Hip-Hop no Museu visa destacar os quatro elementos desta cultura que revolucionou diferentes vertentes da arte mundial: MCs, DJs, Breaking (estilo de dança) e grafite. 

Dia 20 de maio (sábado), das 12h às 14h
No Saguão Central da Estação da Luz
Grátis  

Falas do Corpo  
Na 21ª Semana Nacional de Museus, o projeto Falas do Corpo realiza, no dia 18 de maio (quinta-feira), um encontro de Letramento Digital, ensinando recursos do WhatsApp aos participantes, principalmente pessoas da terceira idade. 

Realizado pela Articulação Social com o educador físico Denny Tavares, o Falas do Corpo vai de encontro a um dos objetivos do Museu da Língua Portuguesa, que é garantir uma vida mais saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas, ampliando o seu sentido no território em que está inserido. Desta forma, dialoga também com o tema da 21º Semana Nacional de Museus que é Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar. 

No dia 25, haverá mais encontro do Falas do Corpo, desta vez com o Baile da Terceira Idade. 

Dias 18 e 25 de maio (quintas-feiras), das 14h às 16h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Sarau Tem Coragem?! – Plataforma Conexões
O coletivo Sarau Tem Coragem?! é o terceiro grupo a ser apresentar no Plataforma Conexões do Museu da Língua Portuguesa, no dia 19 de maio (sexta-feira), no Saguão Central da Estação da Luz. 

Sob comando de Kjé Lauí, o Sarau Tem Coragem?! visa estimular a criação da literatura periférica por meio de diversas linguagens e plataformas. No Museu, o grupo recebe Lews Barbosa, Gabis Maurelli, MC Molotov e Sabrina Lopes, que compartilharão a arte que produzem. O DJ Rocha Beats fará o som. 

O projeto Plataforma Conexões selecionou dez trabalhos de artistas iniciantes, por meio de edital, em áreas como música, literatura, teatro e performance, com o tema Canção, Música e a Diversidade da Língua Portuguesa. Os escolhidos foram inseridos na programação cultural da instituição.  

Dia 19 de maio (sexta-feira), das 12h às 13h 
No Saguão Central da Estação da Luz 
Grátis  

É Hora de História  
Tricotando as Palavras e Canções é o título do espetáculo do projeto É Hora de História do dia 25 de maio (quinta-feira). Nesta montagem interativa e dinâmica, a atriz e contadora de histórias Ana Paula Gonçalves, junto com Antônio Meira, Charles Guichabeira e Diego Mazzuti, relata situações que envolvem as matrizes culturais brasileiras, ou seja, a portuguesa, a indígena e a africana. 

O projeto É Hora de História é patrocinado pela Marsh McLennan por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – PRO-MAC da Prefeitura de São Paulo.   

Dia 25 de maio (quinta-feira), às 10h 
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa 
Grátis  

Atividades educativas no Pátio A
O Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa ocupa o Pátio A da instituição no dia 17 de maio com o Jogo do Pixo. Nesta brincadeira, são mostradas algumas pixações encontradas em diferentes cidades do país para explicar as relações existentes entre essas manifestações urbanas e a língua portuguesa. A atividade dialoga com o trabalho de GG (Susto), encontrado na experiência Rua da Língua, da exposição principal do Museu. 

Dia 17 de maio (quarta-feira), das 11h30 às 12h30 
No Pátio A do Museu da Língua Portuguesa 
Grátis   

Domingo no Museu
No dia 28 de maio, a atração do Domingo no Museu é a performance Dialetos da Cidade, que, por meio de músicas de nomes como Itamar Assumpção e Racionais MC’s, explora a diversidade linguística do português do Brasil. Na atração, os artistas recitam canções que falam sobre as distintas regiões de São Paulo e do país. 

No Domingo no Museu, o Museu recebe grupos que residem em bairros distantes da Estação da Luz, sede da instituição, para que possam visitar suas exposições e assistir a uma apresentação artística, também livre para qualquer pessoa que esteja no Museu.  

O projeto é patrocinado pela Marsh McLennan por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – PRO-MAC da Prefeitura de São Paulo.   

Dia 28 de maio (domingo), das 11h às 12h 
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa 
Grátis

Exposição principal do Museu da Língua Portuguesa
Em experiências como Palavras Cruzadas, Falares e Rua da Língua, o visitante tem acesso à diversidade e à riqueza da língua portuguesa falada no Brasil. Outros países e regiões que também falam português não deixam de ser destacadas na exposição principal: isso acontece no Nós na Língua, experiência interativa na qual o público pode conhecer uma série de curiosidades acerca de nações como Angola, Moçambique e Timor-Leste.  

De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)  
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)            
Grátis para crianças até 7 anos            
Grátis aos sábados   
Grátis nos domingos de maio        
Acesso pelo Portão A            
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet           

Translate »
Pular para o conteúdo