Confira os destaques da segunda quinzena de maio do Museu

Com entrada gratuita para todos os públicos nos fins de semana de maio, instituição terá saraus, contação de histórias e atividades para a terceira idade, além, é claro, de sua exposição principal  

Com entrada gratuita para todos os públicos nos sábados e domingos de maio, o Museu da Língua Portuguesa vai promover saraus, contação de histórias e atividades para a terceira idade na segunda quinzena do mês. Todas essas atividades, incluindo o Sarau Hip-Hop no Museu, são gratuitas. Quem vier ao Museu ainda poderá visitar a exposição principal da instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.     

Confira os destaques da programação abaixo:   

Sarau Hip-Hop no Museu
Na segunda edição do Sarau Hip-Hop no Museu, no dia 20 de maio, o rapper e MC Xis, que comanda o evento, receberá três convidados: Beto Cruz MC, o fotógrafo The Sarará e o DJ Pow – este volta a ser o responsável pelo som da atividade, que acontece no Saguão Central da Estação da Luz e é gratuito. 

Beto Cruz MC é rapper, beatmaker e arte-educador, cujo trabalho é influenciado pelo rap produzido na década de 1990 e por ritmos como o boom-bap, o jazz-rap e a música jamaicana. O artista The Sarará apresentará a exposição fotográfica Breaking e Suas Expressões, na qual traça paralelos entre a dança do hip-hop, o futebol e a capoeira. Já o DJ Pow faz parte das bandas Império ZO, Fat Family e RZO. 

No 50º aniversário do movimento hip-hop, que surgiu nas ruas de Nova York, nos Estados Unidos, o Sarau Hip-Hop no Museu visa destacar os quatro elementos desta cultura que revolucionou diferentes vertentes da arte mundial: MCs, DJs, Breaking (estilo de dança) e grafite. 

Dia 20 de maio (sábado), das 12h às 14h
No Saguão Central da Estação da Luz
Grátis  

Falas do Corpo  
Na 21ª Semana Nacional de Museus, o projeto Falas do Corpo realiza, no dia 18 de maio (quinta-feira), um encontro de Letramento Digital, ensinando recursos do WhatsApp aos participantes, principalmente pessoas da terceira idade. 

Realizado pela Articulação Social com o educador físico Denny Tavares, o Falas do Corpo vai de encontro a um dos objetivos do Museu da Língua Portuguesa, que é garantir uma vida mais saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas, ampliando o seu sentido no território em que está inserido. Desta forma, dialoga também com o tema da 21º Semana Nacional de Museus que é Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar. 

No dia 25, haverá mais encontro do Falas do Corpo, desta vez com o Baile da Terceira Idade. 

Dias 18 e 25 de maio (quintas-feiras), das 14h às 16h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Sarau Tem Coragem?! – Plataforma Conexões
O coletivo Sarau Tem Coragem?! é o terceiro grupo a ser apresentar no Plataforma Conexões do Museu da Língua Portuguesa, no dia 19 de maio (sexta-feira), no Saguão Central da Estação da Luz. 

Sob comando de Kjé Lauí, o Sarau Tem Coragem?! visa estimular a criação da literatura periférica por meio de diversas linguagens e plataformas. No Museu, o grupo recebe Lews Barbosa, Gabis Maurelli, MC Molotov e Sabrina Lopes, que compartilharão a arte que produzem. O DJ Rocha Beats fará o som. 

O projeto Plataforma Conexões selecionou dez trabalhos de artistas iniciantes, por meio de edital, em áreas como música, literatura, teatro e performance, com o tema Canção, Música e a Diversidade da Língua Portuguesa. Os escolhidos foram inseridos na programação cultural da instituição.  

Dia 19 de maio (sexta-feira), das 12h às 13h 
No Saguão Central da Estação da Luz 
Grátis  

É Hora de História  
Tricotando as Palavras e Canções é o título do espetáculo do projeto É Hora de História do dia 25 de maio (quinta-feira). Nesta montagem interativa e dinâmica, a atriz e contadora de histórias Ana Paula Gonçalves, junto com Antônio Meira, Charles Guichabeira e Diego Mazzuti, relata situações que envolvem as matrizes culturais brasileiras, ou seja, a portuguesa, a indígena e a africana. 

O projeto É Hora de História é patrocinado pela Marsh McLennan por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – PRO-MAC da Prefeitura de São Paulo.   

Dia 25 de maio (quinta-feira), às 10h 
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa 
Grátis  

Atividades educativas no Pátio A
O Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa ocupa o Pátio A da instituição no dia 17 de maio com o Jogo do Pixo. Nesta brincadeira, são mostradas algumas pixações encontradas em diferentes cidades do país para explicar as relações existentes entre essas manifestações urbanas e a língua portuguesa. A atividade dialoga com o trabalho de GG (Susto), encontrado na experiência Rua da Língua, da exposição principal do Museu. 

Dia 17 de maio (quarta-feira), das 11h30 às 12h30 
No Pátio A do Museu da Língua Portuguesa 
Grátis   

Domingo no Museu
No dia 28 de maio, a atração do Domingo no Museu é a performance Dialetos da Cidade, que, por meio de músicas de nomes como Itamar Assumpção e Racionais MC’s, explora a diversidade linguística do português do Brasil. Na atração, os artistas recitam canções que falam sobre as distintas regiões de São Paulo e do país. 

No Domingo no Museu, o Museu recebe grupos que residem em bairros distantes da Estação da Luz, sede da instituição, para que possam visitar suas exposições e assistir a uma apresentação artística, também livre para qualquer pessoa que esteja no Museu.  

O projeto é patrocinado pela Marsh McLennan por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – PRO-MAC da Prefeitura de São Paulo.   

Dia 28 de maio (domingo), das 11h às 12h 
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa 
Grátis

Exposição principal do Museu da Língua Portuguesa
Em experiências como Palavras Cruzadas, Falares e Rua da Língua, o visitante tem acesso à diversidade e à riqueza da língua portuguesa falada no Brasil. Outros países e regiões que também falam português não deixam de ser destacadas na exposição principal: isso acontece no Nós na Língua, experiência interativa na qual o público pode conhecer uma série de curiosidades acerca de nações como Angola, Moçambique e Timor-Leste.  

De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)  
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)            
Grátis para crianças até 7 anos            
Grátis aos sábados   
Grátis nos domingos de maio        
Acesso pelo Portão A            
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet           

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support