Contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda para o Museu

Pessoas físicas podem doar até 6% do imposto devido e receber o valor de volta integralmente já na Declaração de 2024. Campanha vai até 22/12 

Que tal utilizar o seu Imposto de Renda para colaborar com o Museu da Língua Portuguesa em projetos sociais e educativos, como visitas de estudantes de escolas públicas, pessoas com deficiência e em vulnerabilidade social? Até o dia 22 de dezembro, é possível apoiar a democratização do acesso à instituição por meio de uma doação que poderá ser deduzida do seu Imposto de Renda devido.  

Essa oportunidade existe por conta da Lei Federal de Incentivo à Cultura – a Lei Rouanet –, que também permite o apoio de pessoas físicas a projetos culturais. Funciona assim: até o fim deste ano, o contribuinte pode doar até 6% do valor do imposto devido ao museu. A instituição fornece um recibo de doação, cujos dados deverão ser informados na declaração do Imposto de Renda 2024. Com isso o total do valor doado voltará ao contribuinte.   

Na prática, o doador pessoa física decide como parte do seu imposto será utilizado. Essa operação é possível apenas para quem faz o modelo completo de declaração. Há até uma calculadora on-line disponível para quem tiver dúvidas sobre o valor que pretende doar, disponível neste link.

Com o valor arrecadado, o Museu da Língua Portuguesa vai promover o acesso de estudantes e professores de escolas públicas, idosos, pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social às atividades educativas e sociais e também às suas exposições. Em 2024, uma série de cursos para esses públicos também está programada. 

COMO DOAR  

As doações podem ser feitas através de PIX, cartão de crédito ou boleto, através do site Abrace uma Causa, no seguinte link: Doação ao Museu da Língua Portuguesa 

No início de 2025, o Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol enviarão aos doadores um relatório sobre as atividades realizadas a partir de suas contribuições. 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support