Curso Fala Falar Falar gratuito nos dias 25 de junho e 2 de julho

Encontros pelo YouTube do Museu serão conduzidos pelos linguistas Caetano W. Galindo e Adelaide Silva 

A atual mostra temporária do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, destaca a diversidade dos sotaques brasileiros. Tendo este projeto como gancho, o Museu realiza, nos dias 25 de junho e 2 de julho (às quartas-feiras), o curso Fala Falar Falares, título também da exposição. Voltada principalmente para professores do Fundamental e Ensino Médio, a atividade acontecerá pelo YouTube do Museu gratuitamente e sem necessidade de inscrição prévia. 

A primeira aula, intitulada A diversidade e a unidade do português falado no Brasil, no dia 25 de junho, das 19h às 21h, será conduzida pelo linguista e escritor Caetano W. Galindo. Ele, ao lado da cineasta e cenógrafa Daniela Thomas, assina a curadoria da mostra Fala Falar Falares, em cartaz no Museu até 14 de setembro. 

Já na aula dois, A correspondência fala-escrita para falantes do português brasileiro, em 2 de julho, também das 19h às 21h, Adelaide Silva chamará a atenção para o aspecto contínuo da produção dos sons da fala. A ideia é estabelecer um contraponto com a linearidade da escrita e abordar as correspondências que os falantes do português brasileiro fazem da fala e da escrita. Adelaide é professora titular do departamento de literatura e linguística da UFPR (Universidade Federal do Paraná). 

Os dois encontros serão realizados pelo YouTube do Museu da Língua Portuguesa e contarão com tradução em Libras. Haverá, também, emissão de certificado de participação para quem marcar presença nas duas aulas. 

Com curadoria de Daniela Thomas e Caetano W. Galindo, Fala Falar Falares destaca o ato de falar, um superpoder do ser humano. Além de apresentar as engrenagens do sistema fonador (língua, laringe etc.) que fazem com que emitamos sons, a exposição joga luz na variedade de sotaques brasileiros, celebrando o modo que cada pessoa tem de falar. 

A exposição temporária Fala Falar Falares conta com patrocínio máster da Petrobras e da Motiva, por meio do Instituto CCR; patrocínio do Instituto Cultural Vale; apoio do Grupo Ultra e do Itaú Unibanco – todos por meio da Lei Rouanet.     

SERVIÇO
Curso Fala Falar Falares
Dias 25 de junho e 2 de julho (às quartas-feiras), das 19h às 21h
Grátis (sem necessidade de inscrição prévia)
No YouTube do Museu da Língua Portuguesa
Com tradução em Libras e emissão de certificado de participação 

Mostra temporária Fala Falar Falares       
De terça a domingo, das 9h às 16h30          
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)                                
Grátis para crianças até 7 anos                                          
Grátis aos sábados e aos domingos        
Acesso pelo Portão A                                          
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet

Translate »
Pular para o conteúdo