Encontros virtuais com o Núcleo Educativo do museu

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, promove uma série de encontros virtuais voltados, principalmente, para estudantes e professores. Realizadas pelo Núcleo Educativo da instituição, são ações – como “Palavra no Agora na Sala de Aula” e “Hoje Nosso Papo É Sobre…” – que permitem mergulhar de maneira lúdica e prática nos diversos usos do idioma. 

Dentro da programação da 15ª Primavera dos Museus, a conversa “Palavra no Agora na Sala de Aula” acontece nesta quinta-feira, dia 23, às 11h, no YouTube e Facebook do Museu da Língua Portuguesa. Com mediação de Marina Toledo, coordenadora do Núcleo Educativo, a atividade contará com a presença de Daniele dos Santos e Raquel Lopes, professoras de português e geografia, respectivamente, do Colégio Estadual Rodrigues Alves, de Maringá (PR). As duas falarão sobre os exercícios de escrita que desenvolveram com seus alunos e alunas tendo como base o projeto A Palavra no Agora. 

Já o “Hoje Nosso Papo É Sobre…” acontece de terça a sexta-feira, às 10h e às 15h, com duração de 45 minutos. Segundo Marina, os encontros são totalmente interativos e permitem que os participantes também compartilhem seus conhecimentos. “O educador provoca o grupo de estudantes com imagens, frases, memes ou vídeos com o objetivo de fazê-los refletir, de forma lúdica, a respeito da língua portuguesa”, afirma. Língua e Comunicação e Língua como Fator Social são dois temas dos encontros, entre vários outros, que os professores podem escolher. 

Os encontros, que acontecem pelo GoogleMeets, precisam ser agendados pelo e-mail agendamento@museulp.org.br. O limite é de 35 estudantes por encontro. Como são virtuais, é possível a participação de grupos de fora da cidade de São Paulo, onde está localizado o Museu da Língua Portuguesa. 

Palavra no Agora
O projeto Palavra no Agora foi lançado em julho de 2020 para estimular o público a pensar sobre os sentimentos complexos despertados pela pandemia, por meio de exercícios de escrita disponibilizados em uma plataforma on-line.  O projeto continua acessível e aberto para novas participações no site noagora.museudalinguaportuguesa.org.br.  

Trechos dos textos enviados pelo público também estão expostos no Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa – outra novidade do projeto de reconstrução. 

Sobre o Museu da Língua Portuguesa
A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebida e realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A EDP é patrocinadora máster e os patrocinadores são Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.  

A Temporada 2021 do Museu da Língua Portuguesa conta com patrocínio da Volvo e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Mattos Filho Advogados, Faber-Castell, Verde Asset Management e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.  

SERVIÇO
Palavra no Agora na Sala de Aula
Quinta-feira, dia 23, às 11h
No Facebook e YouTube do Museu da Língua Portuguesa 

Hoje Nosso Papo É Sobre…
De terça a sexta-feira, às 10h e às 15h
Pelo GoogleMeets
É necessário agendamento pelo e-mail agendamento@museulp.org.br

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support