Estação da Língua Portuguesa chega a Taubaté nesta quinta

A partir do dia 5 de julho, a exposição itinerante “Estação da Língua Portuguesa” estará ao Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, em Taubaté, onde fica em cartaz até 5 de agosto. A entrada é gratuita.

Após o sucesso de público em Tatuí, Santos e Rio Claro, onde atingiu a marca de mais de 24 mil visitantes, a mostra itinerante que apresenta acervos do Museu da Língua Portuguesa (atualmente em reconstrução) segue viagem pelo Estado. Em Taubaté, estará em cartaz de terça a domingo, das 9h00 às 17h00.

“A itinerância desta exposição permite que um público ainda maior viva a experiência do Museu da Língua Portuguesa e conheça um pouco mais do idioma português, um patrimônio riquíssimo e em constante transformação”, declarou o Secretário da Cultura do Estado, Romildo Campello.

“O visitante da mostra viaja na história e curiosidades da língua portuguesa com a companhia da tecnologia, interatividade, som e imagem”, explicou Fernando Arouca, arquiteto e sócio da Arquiprom.

Depois de passar por Taubaté, a mostra “Estação da Língua Portuguesa” desembarcará em Bauru. Presidente Prudente e São Carlos também estão no roteiro em 2018.

A Estação da Língua Portuguesa

A itinerância traz na bagagem conteúdos inéditos, que conversam com a museologia contemporânea e com a rica expografia de sons e imagens do Museu da Língua Portuguesa, instituição que apresenta a Língua Portuguesa como patrimônio imaterial, viva e dinâmica, além de conteúdos já conhecidos pelo público.

Na área externa, a Torre Estação da Língua Portuguesa dá boas-vindas aos visitantes. Em As Origens, uma instalação cenográfica que remete à ideia de estação ferroviária e de viagem de trem, versos de Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Arnaldo Antunes convidam o público a conhecer os percursos da língua portuguesa.

A viagem do idioma começa com um vídeo animação, criado especialmente para a Estação, que mostra a formação da língua portuguesa e como ela chegou a outras terras a partir das rotas marítimas dos portugueses.

O vídeo Sotaques, com o texto “O paraíso são os outros”, de Valter Hugo Mãe, realizado pela Porto Editora e Miguel Gonçalves Mendes, com diferentes sotaques da língua portuguesa no mundo, abre o módulo O que nos une, uma ala composta por um painel interativo giratório, que apresenta dados dos países que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a CPLP, composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

O Desembarque mostra a linha do tempo com a construção do idioma no Brasil, desde a chegada dos portugueses e o primeiro contato com as línguas indígenas, até os dias de hoje, conteúdo que já existia no Museu da Língua Portuguesa, mas que foi atualizada com mais uma década em que relembra o novo acordo ortográfico e destaca novas palavras e expressões que surgiram com a influência da internet e das redes sociais.

Na ala Os trilhos, três monitores touchscreen mostram palavras que vieram de outros povos e foram incorporadas ao português brasileiro. Já o Espaço Lusófono, especialmente dedicado aos professores, é composto pelo vídeo “Raiz Lusa”, no qual especialistas falam sobre a construção da Língua Portuguesa.

O módulo Falares Paulista mostra em uma montagem lúdica um diálogo hipotético e poético entre pessoas com sotaques característicos de cinco cidades paulistas. Trechos de 12 poemas são projetados e os versos ganham vida em um trabalho gráfico desenvolvido especialmente para a mostra.

Vídeos que compõem o acervo da Grande Galeria do Museu da Língua Portuguesa são apresentados no módulo O Mundo da Língua. Nele, o visitante termina sua viagem assistindo aos vídeos “Culinária” e “Danças”, que mostram a relação entre língua e cultura.


O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a EDP, patrocinadores Grupo Globo, Grupo Itaú e Sabesp e apoio do Governo Federal, por meio da lei federal de incentivo à cultura. O IDBrasil é a organização social responsável pela gestão do Museu.

A realização é do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, e da Arquiprom, proponente e produtora do projeto. O patrocínio máster é da Sabesp. CCR Nova Dutra e Instituto CCR, Vivo, EDENRED Brasil e Ticket, marca do Grupo, também patrocinam a iniciativa, todos por meio da Lei Rouanet. O apoio na quarta cidade da itinerância é da Prefeitura de Taubaté.

Serviço: Estação da Língua Portuguesa em Taubaté
Data: de 5 julho a 5 de agosto
Horário: terça a domingo, das 9h00 às 17h00
Local: Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato
Avenida Monteiro Lobato, s/no – Chácara do Visconde – Taubaté | SP
Entrada gratuita
Agendamento (de terça a sexta, das 9h00 às 12h00)
Telefone: (12) 3625-5062
e-mail: mlobato.agendamento@gmail.com.

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support