Estação Férias – Lugares para Mirar abre programação de julho do Museu

Projeto vai promover atividades de escrita e leitura em voz alta, além de oficinas artísticas e contação de histórias, entre os dias 1º e 24 de julho, no Saguão B, com entrada e participação gratuitas

O projeto Estação Férias – Lugares para Mirar marca o início da programação das férias de julho do Museu da Língua Portuguesa, instituição do Governo do Estado de São Paulo. Entre os dias 1º e 24 de julho, de terça a domingo, das 10h às 17h, oficinas artísticas e contação de histórias, além de atividades de escrita e leitura em voz alta, serão oferecidas gratuitamente para pessoas de todas as idades.

Entre as atividades programadas, estão uma oficina de criação de livros para crianças a partir dos 12 anos; uma oficina para criação de binóculos de mirar paisagens poéticas, para toda a família; e uma oficina para contação e escrita de sonhos, também para toda a família.

Todas essas ações, realizadas pela A Casa Tombada em parceria com o Museu da Língua Portuguesa, serão baseadas nas obras infantojuvenis do escritor José Saramago, cujo centenário tem sido celebrado pelo Museu desde o início do ano. Inclusive, um de seus livros serviu de inspiração para a instalação O Conto da Ilha Desconhecida, que ocupa o Saguão B, onde os encontros e as ativações socioeducativas do Estação Férias vão acontecer.

Confira detalhes das atividades abaixo:

Terça a domingo, das 10h às 17h
Atividades regulares
Atividades de escrita, leitura em voz alta, construção de novas narrativas e entendimento de significados diferentes para uma mesma palavra serão oferecidas a quem passar pelo saguão B do Museu da Língua Portuguesa.

2 de julho, às 14h
Oficina Página, Paisagem
Os participantes serão convidados a criar livros com diferentes materialidades e narrar as paisagens criadas em cada página. A oficina será ministrada por Camila Feltre, coordenadora da pós-graduação O Livro para a Infância, n’A Casa Tombada, e doutoranda em Arte Educação no Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista).
(especialmente para maiores de 12 anos)

9 de julho, às 14h
Oficina Lugares de Mirar
A partir da escuta de trechos de O Conto da Ilha Desconhecida, os participantes serão convidados a construir binóculos para mirar novas paisagens poéticas. A responsável por esta oficina será a artista visual e educadora Mariana Galender, cocoordenadora do curso de pós-graduação sobre escrita n’A Casa Tombada.
(especialmente para crianças até 4 anos de idade)

16 de julho, às 14h
Oficina Objetos Poéticos para o Cotidiano
Os participantes serão convidados a criar objetos poéticos para fazer viagens pelo cotidiano com inspiração em O Conto da Ilha Desconhecida. Fernanda Carnevalli cuidará desta atividade: formada em artes cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo), ela é artista, educadora e formadora de professoras, além de criadora do projeto “objetos de cuidado poético”.

23 de julho (sábado), às 14h
Oficina Sonho e imaginação
Os participantes serão convidados a contar e a escrever os seus sonhos e, então, a construir instrumentos para materializar e dar visibilidade a eles. Com Rochele Beatriz, que desenvolve pesquisa em arte têxtil e ministra oficinas e vivências on-line de bordado livre.

Aos domingos, das 10h30 às 11h30
Estação Famílias especial: Contos sobre ilhas desconhecidas – Narração de histórias
Contadores de histórias vão partilhar contos que abordam temas como sonho, distopia, devaneio e imaginação. Nos dias 3 e 24 de julho, a atriz e professora Leticia Liesenfeld, que pesquisa sobre as poéticas da intimidade, será a responsável pela atividade. No dia 10, a ação ficará a cargo de Magno Faria, que possui especialização em Arte de Contar Histórias – Abordagens poética, literária e performática pela A Casa Tombada. No dia 17, quem assumirá a oficina será Mafuane Oliveira, pesquisadora, educadora e mestranda no Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista), além de criadora da Cia. Chaveiroeiro e apresentadora na TV Rá Tim Bum.

Estação Férias – Lugares para Mirar
De 1º a 24 de julho
De terça a domingo, das 10h às 17h
Saguão B do Museu da Língua Portuguesa