Férias no Museu tem Brincadeiras Musicais a partir de 9 de janeiro

Voltadas principalmente para as crianças, atividades vão acontecer de 9 a 26 de janeiro, de terça a sábado, com entrada gratuita 

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, dá o pontapé inicial na Estação Férias – Brincadeiras Musicais no dia 9 de janeiro. Até o dia 26, sempre de terça a sábado, das 10h às 17h, oferecerá brincadeiras, jogos lúdicos, karaokê ambulante, oficinas e apresentações artísticas que dialogam com o tema da atual mostra temporária, Essa nossa canção, sobre a relação da língua portuguesa com a canção popular brasileira. Para participar desta programação, não precisa pagar nada: só chegar e brincar.  

O Pátio B e o Saguão B serão ocupados com caixas de brinquedos e outros objetos, e as artistas-educadoras do coletivo Aqui que a gente brinca! vão viabilizar experiências sensíveis e criativas do livre brincar. Um dos destaques é o Labirinto da Composição, no qual será possível mergulhar em um emaranhando de palavras de diversas canções para recompô-las livremente. Haverá ainda um microfone à disposição para os presentes soltarem a voz e jogos da cultura popular brasileira. 

Já nos sábados 13 e 20 de janeiro a Estação Férias – Brincadeiras Musicais vai promover o Festival de Calçada, com apresentações de dança, música, literatura e, claro, mais brincadeiras, na Calçada do Pátio B do Museu. 

No dia 13, às 11h, a Companhia Giz de Cena mostra o espetáculo Giz de Cena Toca pra Dançar!, que mistura dança e música. Nesta montagem, um elenco formado por três músicos e três dançarinos propõe brincadeiras corporais e sonoras para crianças de todas as idades. Em seguida, das 12h às 14h, a turma do Engenharia Lúdica realiza a Oficina Birutas Voadoras, que consiste na criação de um brinquedo feito com papel de seda colorido, pendurado em ponta de vara de pesca, para ser manipulado e voar, criando coreografias no ar. E, no mesmo horário, ainda haverá o Parque de Bambu, onde os visitantes poderão subir, balançar e se pendurar em brinquedos feitos de bambu. 

No sábado seguinte, dia 20, as atrações são o Forró pra Tocar e a Divertida Kombi. O Forró pra Tocar se apresentará às 11h, ensinando a manusear os instrumentos tradicionais deste gênero musical, como o triângulo, a zabumba e a sanfona. Já das 12h às 14h, a Divertida Kombi oferecerá contação de histórias, livros, jogos e até mesmo uma cama-elástica para a criançada. 

Por fim, no dia 25 (quinta-feira), feriado na capital paulista, o Festival de Calçada da Estação Férias – Brincadeiras Musicais recebe, às 11h, a Trupe da Lona Preta, que mostrará o Circo Fubanguinho, espetáculo inspirado nas charangas, farsas e bufonarias em que dois palhaços acabam sendo demitidos e expulsos do picadeiro. Depois, a Caravana Lúdica, das 12h às 14h, apresenta Jogos Tradicionais do Mundo, uma experiência que vai revelar jogos de diferentes épocas e partes do mundo feitos em madeira reciclável, tecido e tinta.  

Exposição Essa nossa canção
Todas as atividades do Brincadeiras Musicais dialogam com o tema da exposição temporária Essa nossa canção, que segue em cartaz até março. A mostra aborda a relação da língua portuguesa com a canção popular brasileira por meio de músicas de diversos gêneros – da bossa nova ao rock, do funk ao forró, do samba ao piseiro – em experiências audiovisuais e imersivas. Faixas de Noel Rosa, Cartola e Chico Buarque se misturam a canções famosas na voz do grupo Racionais MC’s e de MC Marcelly, uma diversidade que agrada pessoas das diversas faixas etárias, promovendo trocas interessantes entre idosos, adultos e crianças.   

Uma das experiências que mais chamam a atenção da criançada é a linha do tempo Do Cilindro à Nuvem, que reúne aparelhos e objetos utilizados para a gravação e reprodução de canções desde o fim do século 19. É comum observar quem tem mais de 30 anos explicando como funcionava o walkman para quem tem 20 anos ou menos e só ouve música pelo celular, por exemplo.  

Essa nossa canção conta com o patrocínio máster da CCR, patrocínio do Grupo Globo, e com o apoio do BNY Mellon e do Itaú Unibanco – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A curadoria é de Hermano Vianna e Carlos Nader, com consultoria de José Miguel Wisnik e curadoria especial de Isa Grinspum Ferraz.   

SERVIÇO
Estação Férias – Brincadeiras Musicais
De 9 a 26 de janeiro, de terça a sábado, das 10h às 17h 
No Saguão B, no Pátio B e na Calçada do Saguão B do Museu da Língua Portuguesa 
Grátis  

Exposição principal + mostra temporária Essa nossa canção  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)   
R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)      
Grátis para crianças até 7 anos                      
Grátis aos sábados      
Acesso pelo Portão A                      
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet      

 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support