Governo do Estado de São Paulo e Fundação Roberto Marinho lançam aliança solidária para reconstrução do Museu

O Governo do Estado de São Paulo e a Fundação Roberto Marinho deram início nesta segunda-feira (21/3) a uma articulação junto à iniciativa privada com o objetivo de formar uma aliança solidária para apoiar a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, atingido por um incêndio em 21 de dezembro de 2015.

Em reunião no Palácio dos Bandeirantes com a presença do Governador Geraldo Alckmin, foram apresentados às lideranças empresariais presentes os desafios para a reconstrução e restauro das áreas afetadas pelo incêndio, contemplando atualizações da concepção curatorial, expográfica e do projeto de acessibilidade. Neste sentido, além dos recursos provenientes da indenização do seguro, é fundamental o apoio da iniciativa privada.

“Além da recuperação de todo o espaço, nós fizemos um estudo de modernização da parte museológica e estamos trabalhando para buscar recursos via Lei Rouanet. O museu possuía seguro, mas é evidente que todo o restauro mais a modernização têm um valor maior que o seguro. Nossa palavra aqui é de busca de parceiros para que a gente possa recuperar esse acervo importante para a cidade de São Paulo e com significado para todos os países de língua portuguesa”, explicou o governador Geraldo Alckmin.

Durante a reunião, foi anunciada também uma parceria entre a Fundação Roberto Marinho e a Granito & Partners, para contribuir com a construção do modelo de aliança para a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa.

Convênio e ações emergenciais

Em janeiro de 2016, foi firmado convênio entre a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho e a organização social ID Brasil, com o objetivo de reconstruir o Museu da Língua Portuguesa.

48 horas após o incêndio foram iniciadas as ações emergenciais na Estação da Luz e no Museu da Língua Portuguesa, com o objetivo de preparar o conjunto arquitetônico para os trabalhos de restauro e recuperação. Neste momento, está sendo implantada uma sobrecobertura e as lajes estão sendo impermeabilizadas.

Também estão em andamento as negociações com a seguradora do Museu para definir o valor final da indenização, assim como a adaptação do projeto, tomando como base o original desenvolvido pelo escritório do arquiteto Paulo Mendes da Rocha para o restauro anterior, finalizado em 2006.
Visando à atualização do projeto museológico, a Secretaria da Cultura do Estado fará um seminário nos próximos meses para reunir especialistas em torno do tema.

Histórico

O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em março de 2006 no histórico prédio da Estação da Luz, a partir de uma proposta inovadora da apresentação do idioma como patrimônio imaterial dos povos lusófanos. Já naquela época, o projeto foi desenvolvido a partir de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Fundação Roberto Marinho. Desde então, recebeu mais de 4 milhões de visitantes, sendo 400 mil estudantes, atraídos por um projeto museológico pioneiro no uso da tecnologia e interatividade.

Em 21 de dezembro de 2015, o Museu foi destruído por um incêndio. Imediatamente, chegaram à Secretaria da Cultura mensagens de solidariedade vindas de todo o mundo, comprovando o espaço que ele ocupava no imaginário dos falantes do Português.

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support