Inscrições abertas para a apresentação de trabalhos no II Seminário Viagens da Língua

Projetos com temas voltados à relação entre língua e tecnologias devem ser enviados até 23 de novembro. Com a conferência de abertura presencial no Auditório da instituição, evento terá mesas de debate entre 6 e 8 de dezembro pelo YouTube do Museu 

O Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, realiza, entre 6 e 8 de dezembro, a segunda edição do Seminário Internacional Viagens da Língua. Desta vez, os temas principais do evento, com mesas de debate transmitidas pelo YouTube do Museu, serão as relações entre língua e as tecnologias, que se atravessam em diversos momentos: ao ligar duas latas por um barbante, quando se desenha com um pedaço de carvão em uma pedra, nos papiros, nos diversos sistemas de escrita criados para gravar as ideias em suporte material, nas conversas de aplicativos, por exemplo. Dessa forma, o evento propõe o entendimento mais amplo de tecnologia, para além do digital ou computacional. 

Quem tiver interesse em apresentar um trabalho no evento já pode fazer inscrição gratuitamente pelo formulário deste link. Para isso, basta enviar um resumo da pesquisa, com no máximo 300 palavras, até o dia 23 de novembro – em caso de coautoria, deve ser escolhida uma pessoa como autoria principal, que é quem apresentará o trabalho. Os selecionados serão avisados por e-mail no dia 27 de novembro. 

No II Seminário Viagens da Língua, os trabalhos devem contemplar um dos dois eixos temáticos do evento. 

1. Língua, pesquisa e tecnologias
Se por um lado existe uma relação estreita entre linguagem, cognição e as ferramentas que os seres humanos usam há milênios, por outro as ferramentas de registro e reprodução desenvolvidas nas últimas décadas trouxeram um salto para a pesquisa sobre as línguas. Nesse sentido, propõem-se debates que contemplem a relação entre as pesquisas feitas sobre e por meio da língua com as diferentes tecnologias já criadas, bem como ferramentas atuais de documentação e preservação de línguas e de outros acervos, explorando como a pesquisa linguística e museal se beneficia dos avanços tecnológicos. 

 2. Línguas, interação e tecnologias
As tecnologias podem reorganizar nossas práticas comunicativas, diminuindo ou criando barreiras à interação humana. Propõem-se, então, diálogos sobre as trocas linguísticas entre as pessoas que compõem a comunidade de falantes de português pelo mundo, tanto nos pontos em que as tecnologias nos unem, como na criação de novas comunidades de fala. Nesse contexto, também serão debatidos os impactos e as contribuições dos avanços tecnológicos no ensino e na aprendizagem. 

Informações sobre como acompanhar o evento como ouvinte e sobre a inscrição para a participação nos minicursos serão anunciadas em breve. O mesmo acontecerá com a programação completa. 

Datas importantes
Até 23/11: período de submissão de trabalhos 

27/11: divulgação dos trabalhos selecionais 

28/11: divulgação da programação completa 

18/11: início das inscrições nos minicursos 

6 a 8/12: realização do evento  

SERVIÇO
Submissão de trabalhos para II Seminário Viagens da Língua: língua e tecnologias  
Até 23 de novembro pelo link
Grátis 

II Seminário Viagens da Língua: língua e tecnologias
Entre 6 e 8 de dezembro
Grátis 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support