Instituto Moreira Salles e Museu da Língua Portuguesa promovem debate com curadores indígenas

Com entrada gratuita, o evento presencial, que contará com a presença de Edson Kayapó, Sandra Benites, Takumã Kuikuro e Daiara Tukano, acontece no dia 2 de fevereiro (quinta-feira), às 19h, na sede do IMS em São Paulo (Av. Paulista, 2424)

Nos últimos anos, multiplicaram-se em museus e centros culturais brasileiros exposições dedicadas à arte e às culturas indígenas. Quais são os desafios e oportunidades que se apresentam nesse cenário? A questão será tema do debate promovido no dia 2 de fevereiro (quinta), às 19h, pelo Instituto Moreira Salles e o Museu da Língua Portuguesa. Com entrada gratuita e interpretação em Libras, o bate-papo acontece na sede do IMS de São Paulo (Av. Paulista, 2424). 

A mesa contará com a presença de Edson Kayapó, curador do Masp e membro do Núcleo Indígena e Quilombola da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP, Sandra Benites, supervisora de programação cultural e exposição no Museu das Culturas Indígenas, e do cineasta Takumã Kuikuro, cocurador da mostra Xingu: contatos, em cartaz no IMS Paulista. A mediação será da artista e comunicadora Daiara Tukano, curadora da exposição Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, exibida no Museu da Língua Portuguesa. 

No evento, os artistas e curadores convidados conversarão com o público sobre as estratégias adotadas nos contextos institucionais, além de desafios como as convergências entre tradição e contemporaneidade e a contínua necessidade de letramento de grupos sociais não indígenas sobre a filosofia e os valores de diferentes povos originários. A atividade integra a programação paralela das exposições Xingu: contatos e Nhe’ẽ Porã:  Memória e Transformação.  

Mais sobre as exposições
Em cartaz no IMS Paulista até 9 de abril de 2023, Xingu: contatos revisita a trajetória de lutas e resistências do Xingu, primeiro grande território indígena demarcado no Brasil, em 1961. A mostra apresenta múltiplas narrativas e olhares em torno do território, tendo como destaque a produção audiovisual indígena contemporânea, que tem no Xingu um de seus principais pólos. O conjunto inclui seis curtas-metragens, feitos especialmente para a exposição, de autoria de Divino Tserewahú, Kamatxi Ikpeng, Kamikia Kisêdjê, Kujãesage Kaiabi, Piratá Waurá e do Coletivo Kuikuro de Cinema. 

A exposição traz ainda um trabalho inédito do artista Denilson Baniwa, fotografias produzidas pelos comunicadores indígenas da Rede Xingu +, e um mural, com grafismos alto-xinguanos, criado pelo artista Wally Amaru na empena de um prédio na rua da Consolação. Em diálogo, são exibidos imagens, reportagens e outros documentos produzidos no Xingu por não indígenas desde o final do século 19. 

Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, exibida no Museu da Língua Portuguesa até 23 de abril de 2023, fala sobre as línguas e culturas dos povos indígenas do Brasil. Contando com a participação de 50 profissionais dos povos originários, entre cineastas, influenciadores digitais e artistas plásticos, a exposição joga luz nas cerca de 175 línguas indígenas existentes no Brasil atualmente, revelando como elas têm resistido ao longo dos últimos séculos, por meio de pinturas, produções audiovisuais, curtas-metragens e depoimentos de educadores e músicos indígenas, por exemplo. Entre os artistas convidados do projeto, que tem curadoria de Daiara Tukano, estão nomes como Jaider Esbell, Paulo Desana e Tamikuã Txihi. A ideia é mostrar como o Brasil é um país, na realidade, multilingue, com uma rica diversidade linguística.  

O visitante tem a oportunidade de, por meio de objetos interativos, ouvir os sons de palavras e frases em línguas como terena, xavante e tuyuka e aprender seus significados na língua portuguesa. Outros destaques são objetos dos povos indígenas espalhados pelo espaço expositivo, como um trocano, um tambor feito a partir de uma tora única, que pertence aos povos do Alto Rio Negro.  

Serviço
Debate Curadores Indígenas em Diálogo
Com Edson Kayapó, Sandra Benites, Takumã Kuikuro e mediação de Daiara Tukano
Dia 2 de fevereiro (quinta-feira), às19h
No Cineteatro do IMS Paulista (Av. Paulista, 2424, SP)
Grátis, com distribuição de senhas 1 hora antes do evento e limite de 1 senha por pessoa
Capacidade do cineteatro: 145 lugares
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) 
Link do debate

Exposição Xingu: contatos
Até 9 de abril de 2023
Entrada gratuita
No IMS Paulista – Avenida Paulista, 2424, São Paulo, SP
De terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h 

Exposição Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação
Até 23 de abril de 2023
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis aos sábados e para crianças até 7 anos
Ingressos na bilheteria e pelo site 
Museu da Língua Portuguesa – Praça da Luz, s/nº, São Paulo, SP
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até as 18h)     

Sobre os debatedores 

Daiara Tukano
Daiara Hori Figueroa Sampaio – Duhigô, do povo indígena Tukano – Yé’pá Mahsã, clã Eremiri Hãusiro Parameri do Alto Rio Negro na amazônia brasileira, nascida em São Paulo. Artista, ativista, educadora e comunicadora. Graduada em Artes Visuais e Mestre em direitos humanos pela Universidade de Brasília – UnB; pesquisa o direito à memória e à verdade dos povos indígenas; Foi coordenadora da Rádio Yandê, primeira web-rádio indígena do Brasil – www.radioyande.com. Ganhadora do Prêmio PIPA Online 2021, organizado pelo Instituto PIPA como mais relevante prêmio brasileiro de artes visuais. Estuda a cultura, história e espiritualidade tradicional de seu povo junto à sua família. Reside em Brasília, DF. 

Edson Kayapó
Pertencente ao povo Mebengokré, nascido no Amapá. Doutor em Educação, professor na Licenciatura Intercultural Indígena no IFBA e no PPGER/UFSB. Curador do Masp e membro do Núcleo Indígena e Quilombola da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP. Escritor, palestrante, ambientalista e consultor em projetos acadêmicos e culturais. 

Sandra Benites
Professora de filosofia e história do ensino fundamental e médio. Mestra em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ. Doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ. Atualmente atua como supervisora de programação cultural e exposição no Museu das Culturas Indígenas, São Paulo -SP. 

Takumã Kuikuro
Cineasta do povo Kuikuro, vive na aldeia Ipatse, no Território Indígena do Xingu. É reconhecido nacional e internacionalmente pelos seus filmes, tendo sido premiado em vários festivais: Festival de Gramado, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Olhar de Cinema (Curitiba), Jornada Internacional de Cinema da Bahia, Festival do Filme Documentário e Etnográfico (Belo Horizonte), Festival Presence Autochtone de Terres en Vues (Montréal). Em 2017, recebeu o prêmio honorário de bolsista da Queen Mary University de Londres. Foi, em 2019, o primeiro jurado indígena do Festival de Cinema Brasileiro de Brasília e, em 2021, jurado do Latina 10: Mostra Ecofalante de Cinema. Atualmente, assina a curadoria da mostra Xingu:contatos, em cartaz no IMS Paulista, com Guilherme Freitas. 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support