Passeios abordam a urbanização da cidade de São Paulo e aspectos arquitetônicos do edifício histórico
Conhecer com detalhes o processo de urbanização da cidade de São Paulo e aspectos da arquitetura do histórico prédio da Estação da Luz, sede do Museu da Língua Portuguesa. Esta é a proposta das duas visitas especiais que o Museu prepara para o dia 16 de agosto (sábado), dentro da programação da Jornada do Patrimônio 2025, cujo tema é Tempo em Sentidos. O Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.
Às 11h, terá início a visita A Estação da Luz na transformação de São Paulo, que traçará um diálogo entre a construção do prédio da Estação da Luz e a urbanização da capital paulista. Às 15h, acontecerá a visita Estação da Luz: história em todos os sentidos, que permitirá que o público explore elementos arquitetônicos do histórico edifício por meio de estímulos táteis, auditivos e olfativos.
Gratuitas, ambas as atividades serão realizadas pelo Núcleo Educativo do Museu. Os grupos são formados 15 minutos antes do início do passeio, no Pátio A, perto da bilheteria.
Trata-se de uma oportunidade para conhecer espaços do Museu aos quais o público geralmente não tem acesso, como a ala histórica do edifício, que mantém elementos arquitetônicos de 1901. As visitas ao prédio da Estação da Luz, com outras abordagens, ocorrem regularmente aos sábados e domingos, às 11h e às 15h.
Exposição principal
O Núcleo Educativo também realiza visitas mediadas aos sábados e domingos à exposição principal, que destaca principalmente a diversidade do português falado no Brasil. Esses passeios ocorrem às 10h e às 13h – os grupos também são formados 15 minutos antes do início da visita, no Pátio A, perto da bilheteria, sem cobrança de ingresso.
Nesta atividade, os educadores e educadoras oferecem perspectivas específicas sobre as experiências e instalações encontradas na exposição. Entre elas, o Português do Brasil, linha do tempo que conta a história da língua portuguesa desde o Império Romano até os dias atuais, e o Nós da Língua, que apresenta as características sociais, culturais e geográficas dos países que têm a língua portuguesa como oficial.
SERVIÇO
Visita A Estação da Luz na transformação de São Paulo – Jornada do Patrimônio 2025
Dia 16 de agosto (sábado), às 11h
Grátis
Grupos são formados 15 minutos antes do início do passeio, no Pátio A, perto da bilheteria
Visita Estação da Luz: história em todos os sentidos – Jornada do Patrimônio 2025
Dia 16 de agosto (sábado), às 15h
Grátis
Grupos são formados 15 minutos antes do início do passeio, no Pátio A, perto da bilheteria
Visitas mediadas regulares ao prédio da Estação da Luz
Aos sábados e domingos, às 11h e às 15h
Grátis
Grupos são formados 15 minutos antes do início do passeio, no Pátio A, perto da bilheteria
Visitas mediadas à exposição principal
Aos sábados e domingos, às 10h e às 13h
Grátis
Grupos são formados 15 minutos antes do início do passeio, no Pátio A, perto da bilheteria