Na última semana das férias de julho, Museu tem ainda entrada gratuita para suas exposições no sábado e domingo
A Estação Férias – Palavra com Raiz, programação criada exclusivamente para as férias de julho deste ano, chega ao fim no próximo dia 28 (domingo) no Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Além disso, na última semana das férias do meio do ano, haverá uma sessão especial do filme King Kong, clássico do cinema mundial lançado em 1933, e ainda apresentações de dança e espetáculo infantil.
Ao longo do mês de julho e agosto, a entrada para o Museu aos fins de semana é gratuita. Ou seja, o público não paga nada tanto no sábado, como já ocorre desde a sua reabertura, quanto no domingo – neste dia da semana, a promoção será válida até 31 de agosto.
Aberta ao público gratuitamente de terça a domingo, das 10h às 17h, no Saguão B, a Estação Férias – Palavra com Raiz oferece oficinas, brincadeiras e intervenções interativas sobre as presenças das culturas africanas na identidade cultural brasileira para a criançada e toda a família. Um dos destaques são as contações de histórias promovidas dentro de uma instalação que faz alusão ao baobá, símbolo de resistência e ancestralidade.
No sábado, dia 27, às 11h, e no domingo, dia 28, às 14h, dentro da programação da Estação Férias, o coletivo Gingaê Camará realizará roda de capoeira e intervenções com as danças maculelê e jongo.
Na quinta-feira, dia 25, os amantes do cinema estão convidados a assistir, em película 16 mm e em versão dublada, o clássico King Kong, lançado em 1933. A exibição acontece dentro do projeto Luz na Tela, o cinema ao ar livre do Museu. A curadoria é do Museu Soberano – Rua do Triunfo. A sessão tem início às 19h30, no Pátio B, com distribuição gratuita de pipoca e guaraná.
No fim de semana, haverá dança e espetáculo infantil. No sábado, dia 27, a atração é o Tambor de Crioula Dona Teca, que integra a programação do Plataforma Conexões, que selecionou trabalhos de novos artistas com o tema Línguas africanas que fazem o Brasil. Das 12h às 13h, no Saguão Central da Estação da Luz, o público poderá conferir uma performance de dança, cantos e ritmos de uma das manifestações mais importantes do Maranhão.
No domingo, dia 28, é a vez da Cia. Furunfunfum encenar o espetáculo A Terra dos meninos pelados, que mescla teatro de bonecos, atores reais e música ao vivo. Baseado na obra homônima de Graciliano Ramos, conta a história de Raimundo, um menino diferente dos outros de sua idade que precisa se adaptar ao mundo que o rodeia. A apresentação vai acontecer às 11h, no Saguão B, dentro do projeto Domingo no Museu.
Exposições
Quem vier ao Museu ainda tem acesso à sua exposição principal e à mostra temporária Línguas africanas que fazem o Brasil.
A exposição principal aborda a diversidade da língua portuguesa falada no território brasileiro por meio de experiências audiovisuais, imersivas e interativas. Um dos destaques é a Palavras Cruzadas, na qual o visitante consegue descobrir a origem de dezenas de palavras que fazem parte de nosso vocabulário.
Já a mostra temporária Línguas africanas que fazem o Brasil apresenta a presença do iorubá, fon, quicongo e outras línguas de África no português falado no Brasil. Isso se dá por meio de obras de arte de nomes como Goya Lopes, que exibe uma história em quadrinhos bilíngue: em português e em iorubá. A curadoria da exposição é de Tiganá Santana.
A exposição conta com patrocínio máster da Petrobras, patrocínio da CCR, do Instituto Cultural Vale, e da John Deere Brasil; e apoio do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra e da CAIXA.
SERVIÇO
Estação Férias – Palavra com Raiz
De 9 a 28 de julho (de terça a domingo), das 10h às 17h
No Saguão B e Pátio B
Grátis
4º Luz na Tela – Exibição do filme King Kong (1933), em película 16mm e dublado
No dia 25 de julho (quinta-feira), às 19h30
No Pátio B
Grátis
5º Plataforma Conexões – Tambor de Crioula Dona Teca
Dia 27 de julho (sábado), das 12h às 13h
No Saguão Central da Estação da Luz
Grátis
A Terra dos meninos pelados – Domingo no Museu
Dia 28 de julho (domingo), das 11h às 12h
No Saguão B
Grátis
Exposição principal e mostra temporária Línguas africanas que fazem o Brasil
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Grátis aos domingos (até 31 de agosto)
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet