Museu passa a ter clube de leitura: livro “Luanda, Lisboa, Paraíso” é tema do primeiro encontro

Gratuita, mensal e presencial, atividade estreia na programação da instituição no dia 13 de abril

A partir deste mês de abril, o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, passa a ter um clube de leitura, um pedido antigo do público. A primeira edição da atividade, que será mensal, presencial e gratuita, acontecerá no dia 13 de abril.   

Intitulado em 2024 Papo Literário: narrativas negras em língua portuguesa, o clube de leitura terá como objetivo, neste ano, destacar livros de autores negros em língua portuguesa e promover o debate em torno dessas obras. Serão oito encontros, sendo um por mês, até novembro. 

A assistente social e mediadora de leituras Camilla Dias, do perfil @camillaeseuslivros no Instagram, é a curadora deste ano. Integrante dos coletivos Lendo Escritores Negros-Brasileiros e Leituras Decoloniais, ela selecionou livros relacionados ao tema Línguas Africanas no Brasil, o mesmo da próxima exposição temporária do Museu. 

A cada edição, um escritor convidado mediará a conversa em torno de um livro e um tema específico. Na primeira, das 11h às 13h, no Saguão B do Museu, a autora Juliana Borges vai falar sobre a obra Luanda, Lisboa, Paraíso (Companhia das Letras), de Djaimilia Pereira de Almeida. O tema do debate será Descolonização e pertencimento na literatura de Djaimilia Pereira de Almeida. Haverá um cupom de desconto de 20% para quem comprar a publicação no site da Companhia das Letras utilizando o código “PAPO20” (promoção válida até 30/4).   

Confira abaixo o calendário dos próximos livros que serão tema do Papo Literário: 

11/5: Mata Doce, de Luciany Aparecida. Mediação de Jarid Arraes. 

15/6: Minha pátria é a língua pretuguesa, de Kalaf Epalanga. Mediação de Allan da Rosa. 

13/7: Poemas da recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo. Mediação de Lubi Prates. 

10/8: Menina Bonita do Laço de fita, de Ana Maria Machado; Preta-Pretinha, de Rose Chiappa; Os mil cabelos de Ritinha, de Paloma Monteiro; e Manual de penteado para crianças negras, de Joana Gabriela Mendes e Mari Santos. Mediação de Luciana Bento, do Quilombo Literário.  

14/9: Marinheira no Mundo, de Ruth Guimarães. Mediação de Cidinha da Silva. 

19/10: Uma chance de continuarmos assim, de Taiasmin Ohnmacht. Mediação de Isa e Pétala, do Afrofuturas. 

23/11: Solitária, de Eliana Alves Cruz. Mediação de Camilla Dias. 

O Papo Literário: Narrativas negras em língua portuguesa é organizado pelo Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa. 

SERVIÇO
Papo Literário: narrativas negras em língua portuguesa
Escritora Juliana Borges debate o livro Luanda, Lisboa, Paraíso (Djaimilia Pereira de Almeida)
Dia 13 de abril (sábado), das 11h às 13h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis   

Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Língua, s/nº – Luz – São Paulo   

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support