MLP celebra o centenário de Saramago em 2022

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, celebra o centenário de José Saramago ao longo de todo o ano de 2022. As atividades incluem uma exposição temporária, bate-papos virtuais sobre os principais livros do escritor português e cursos para professores sobre a obra infantil do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. A programação acontece por meio da parceria do Museu com a Fundação José Saramago, de Portugal, e a editora Companhia das Letras. Nascido em 1922, o autor português morreu aos 87 anos, em 2010. 

As homenagens a Saramago iniciam neste mês de março com a Jornada Saramago 100 Anos, que promoverá encontros virtuais nos quais escritores contemporâneos vão falar sobre alguns dos principais livros do autor. Na estreia, no dia 10, o convidado é Julián Fuks, que vai comentar “Ensaio Sobre a Cegueira”. Leyla Perrone-Moisés, Andréa del Fuego e Jeferson Tenório são outros autores que participam da atividade, que discutirá questões de livros como “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” e “A Jangada de Pedra”. Vale também mencionar a participação da jornalista Pilar del Río, viúva de Saramago, que conversa com o também jornalista Ricardo Viel sobre o pensamento humanista do marido.  A transmissão das lives vai acontecer simultaneamente pelo YouTube e o Facebook da Companhia das Letras e do Museu da Língua Portuguesa. 

Já o Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa prepara ações tendo como guia as obras infantis de Saramago. Um curso, que visa fazer com que professores incentivem a leitura de livros do autor português, será oferecido em abril de maneira virtual. 

No dia 5 de maio será inaugurada a mostra temporária Ocupação Saramago, que ficará em cartaz no saguão B do Museu da Língua Portuguesa. Com entrada gratuita, a exposição terá como fio condutor “O Conto da Ilha Desconhecida”, um dos principais trabalhos voltados para o público infantil do escritor português. A ideia é aproximar, por meio de uma experiência cenográfica imersiva, a rica criação do autor lusófono a um público não familiarizado com o Saramago.  

Entre maio e novembro, outros escritores terão a oportunidade, ainda, de falar sobre a influência de José Saramago em suas respectivas carreiras. Nos encontros intitulados Legados Saramaguianos, eles vão debater a ficção contemporânea, salientando a herança literária deixada pelo escritor português. 

Tal programação se une ao conteúdo da exposição principal do Museu da Língua Portuguesa, que, em instalações como o Nós da Língua, aborda a obra de José Saramago. 

SERVIÇO
Jornada Saramago
10/3 – Julián Fuks fala sobre “O Ensaio Sobre a Cegueira”
16/3 – Leyla Perrone-Moisés – Um sobrevoo da obra de Saramago *
24/3 – Andréa del Fuego faz leitura acompanhada sobre “O Evangelho Segundo Jesus Cristo
28/3 – Pilar del Río conversa com Ricardo Viel sobre o pensamento humanista de Saramago 
31/3, Jeferson Tenório fala sobre “A Jangada de Pedra”
Às 19h, no Facebook e no YouTube do Museu da Língua Portuguesa e da Companhia das Letras; * no dia 16/3, a live começa às 17h 

Ocupação José Saramago
Entre maio e junho
Grátis
Saguão B do Museu da Língua Portuguesa 

Legados Saramaguianos
Entre maio e novembro 

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até as 18h)
R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia)
Grátis aos sábados
Grátis para crianças até 7 anos
Ingressos na bilheteria e pela internet

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support