MLP ensina a produzir filme em stop motion no Estação Famílias: No Meu Bairro Tem Palmeiras?

Organizada pelo Núcleo Educativo, atividade acontece neste domingo, dia 21 de novembro, e convida os participantes a observarem o que veem pela janela de suas residências

Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, convida os participantes da próxima edição do Estação Famílias a observarem a vizinhança em que moram. E não só isso: a partir desta experiência, criar um vídeo em stop motion utilizando materiais disponíveis em suas próprias residências. Não há necessidade de ter conhecimento prévio da técnica, uma vez que a produção do filme será feita coletivamente, passo a passo, com a ajuda dos educadores. 

Organizada pelo Núcleo Educativo do Museu, a atividade Estação Famílias: No Meu Bairro Tem Palmeiras?, a ser realizada neste domingo, dia 21 de novembro, das 11h às 12h30, pelo Google Meets, surge a partir de um dos versos mais conhecidos da literatura brasileira, “Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá”, do poeta Gonçalves Dias. Das janelas do Museu, os visitantes também observam algumas palmeiras, localizadas no Parque da Luz. E o que será que o público de casa vê de suas janelas? 

A oficina será iniciada com a apresentação de um vídeo em stop motion produzido por educadores do Museu, por meio do aplicativo Stop Motion Studio (disponível na PlayStore e na Apple Store). Nesta primeira fase, os participantes vão aprender as etapas de produção de um vídeo nesta técnica. 

Em seguida, serão convidados a escolher os materiais, entre papeis de diversas cores e tesoura, entre outros, que serão utilizados. Será o momento em que serão orientados a desenhar alguns elementos, assim como recortar outros, que serão usados na montagem da cena a ser gravada. 

Por fim, tendo o celular como apoio com o aplicativo, a técnica do stop motion será aplicada. Haverá orientação de quantos frames filmar, como baixar o vídeo depois de pronto e como subi-lo no Instagram com a #estacaofamiliasmlp, #educativomlp e #museudalinguaportuguesa. 

Para participar, é preciso fazer inscrição pelo e-mail agendamento@museulp.org.br ou pelo telefone 11 4470-1515. A oficina será realizada pelo Google Meets. 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA 
A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebida e realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A EDP é patrocinadora máster e os patrocinadores são Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.    

A Temporada 2021 do Museu conta com patrocínio do Grupo Volvo e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, escritório Mattos Filho, Faber-Castell, Verde Asset Management e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.  

SERVIÇO
Estação Famílias: No Meu Bairro Tem Palmeiras?
Dia 21 de novembro, das 11h às 12h30
Google Meets
Agendamento pelo e-mail agendamento@museulp.org.br ou pelo telefone 11 4470-1515
Grátis 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support