MLP participa da Festa Literária Internacional de Paraty com a mesa Diversidade de Saberes neste sábado, dia 4/12

Debate, que contará com a presença da antropóloga Manuela Carneiro, terá como tema o conhecimento dos povos tradicionais do país e também dos imigrantes que vivem em São Paulo 

Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, participa da programação paralela da 19ª Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip+, neste sábado, dia 4, às 14h, com a mesa intitulada Diversidade de Saberes. 

Mediado por Isa Grinspum Ferraz, curadora especial do Museu da Língua Portuguesa, o debate contará com a presença da antropóloga Manuela Carneiro, que apresentará uma reflexão sobre as contribuições dos saberes dos povos originários e dos outros diversos povos que vieram para o território hoje brasileiro. Frente à crise ecológica planetária, à crise hídrica e ao aquecimento global, que já têm provocado transformações marcantes na sociedade como um todo, de que maneira o conhecimento dessas populações pode ajudar na conservação da biodiversidade não só no Brasil como no resto do mundo? 

Durante a conversa entre Isa e Manuela, também serão exibidos vídeos, com direção de Marco Del Fiol, contendo depoimentos de imigrantes de várias origens que vivem atualmente na cidade de São Paulo. Nestes testemunhos, incluindo o da venezuelana Yilmary de Perdomo e o da coreana Dona Myung, eles falam sobre suas culturas e preparam pratos de suas culinárias tradicionais.  

Os personagens dos vídeos também podem ser vistos na exposição “Sonhei em português!”, em cartaz no Museu da Língua Portuguesa até junho de 2022. A mostra temporária fala sobre as migrações do século XXI e como a experiência de sair de um país para outro é permeada pela questão da língua. 

A 19ª Flip, que começou no dia 27 de novembro e vai até 5 de dezembro, tem como tema central o mundo vegetal e os saberes da floresta, e não um escritor homenageado, como foi em todas as suas edições anteriores. As mesas podem ser acompanhadas por meio do YouTube da Flip. 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA 
A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebida e realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A EDP é patrocinadora máster e os patrocinadores são Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.    

A Temporada 2021 do Museu conta com patrocínio do Grupo Volvo e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, escritório Mattos Filho, Faber-Castell, Verde Asset Management e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.  

A exposição temporária “Sonhei em português!”, em cartaz até junho de 2022, conta com patrocínio do Grupo Volvo e apoio do escritório Mattos Filho, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  

SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa na Flip – Mesa Diversidade de Saberes, com Manuela Carneiro e Isa Grinspum Ferraz (mediadora)
Dia 4 de dezembro, às 14h
Grátis
No YouTube da Flip 

Exposição temporária “Sonhei em português!”
Até junho de 2022 
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)   
Grátis para crianças até 7 anos   
Grátis aos sábados   
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)   
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet  

Museu da Língua Portuguesa    
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo    
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)    

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support