MLP promove o curso As Migrações do Séc. XXI e as Práticas em Sala de Aula

Atividade, realizada em dois encontros, nos dias 18 e 25 de novembro, voltada principalmente para professores, aborda o tema da atual exposição temporária “Sonhei em português!” 

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, promove o curso As Migrações do Séc. XXI e as Práticas em Sala de Aula, nos dias 18 e 25 de novembro. Voltada para professores e interessados, a atividade aprofunda o tema da nova exposição temporária “Sonhei em português!”, que aborda os deslocamentos humanos contemporâneos, revelando como esta experiência é atravessada pela questão da língua.

Serão dois encontros, realizados pelo canal do YouTube do Museu da Língua Portuguesa, sempre das 19h às 21h. 

No dia 18 de novembro, Reginaldo Nasser, professor-pesquisador associado na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), e William Laureano da Rosa, membro do escritório do Acnur (Agência das Nações Unidas para Refugiados) de São Paulo, falam sobre os aspectos gerais da política internacional em relação ao descolamento forçado no mundo. Os dois ainda comentam as ações de organizações sociais no Brasil em relação aos migrantes e como grupos educacionais podem atuar neste processo de acolhimento. 

No segundo encontro, no dia 25 de novembro, Renata Ramos Rodrigues, professora de português língua de acolhimento para adultos no instituto Adus, que promove a integração de refugiados na sociedade brasileira, e bolsista Capes/Mackenzie, aborda o papel do entorno escolar e da sala de aula no ensino da língua portuguesa para quem vem para o Brasil. 

A atividade é aberta, inclusive para não professores, e não necessita de inscrição prévia. No entanto, quem quiser certificado pela participação deve se inscrever, gratuitamente, pela plataforma Sympla. 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA 
A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebida e realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A EDP é patrocinadora máster e os patrocinadores são Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.    

A Temporada 2021 do Museu conta com patrocínio do Grupo Volvo e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, escritório Mattos Filho, Faber-Castell, Verde Asset Management e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.  

A exposição temporária Sonhei em português! conta com patrocínio do Grupo Volvo e apoio do escritório Mattos Filho, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e fica em cartaz até junho de 2022 no primeiro andar do Museu da Língua Portuguesa, com programação cultural e educativa relacionada aos temas da mostra ocorrendo periodicamente tanto no museu quanto na internet.  

SERVIÇO
Curso As Migrações do Séc. XXI e as Práticas em Sala de Aula
Dias 18 e 25 de novembro
Das 19h às 21h
Pelo YouTube do Museu da Língua Portuguesa
Grátis (para receber certificado, é preciso se inscrever pelo Sympla) 

Exposição principal + mostra temporária “Sonhei em português!”
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até 18h)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis aos sábados
Ingressos na bilheteria ou pela internet 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support