MLP sedia a Ocupação Narrativas da Invenção, do projeto Estação Férias, entre 13 e 30 de janeiro

Iniciativa promove oficinas artísticas que fazem relação com as obras do Movimento Modernista brasileiro

No ano em que é celebrado o centenário da Semana de Arte Moderna, o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, também faz parte da comemoração, oferecendo uma agenda intensa e gratuita de atividades para crianças, famílias, escolas e instituições sociais. 

Para dar o pontapé nas festividades, promove a Ocupação Narrativas da Invenção, dentro do projeto Estação Férias, que fará um diálogo entre as obras do Movimento Modernista e as narrativas e as invencionices que pulsam no dia a dia de cada indivíduo em uma cidade como São Paulo. 

A Ocupação reunirá educadores, artistas e outros profissionais que vão oferecer uma série de oficinas gratuitas no saguão B do Museu da Língua Portuguesa. Os encontros, voltados para o público de todas as idades, acontecerão de quinta a domingo, entre os dias 13 e 30 de janeiro. 

Os temas serão os mais variados: da produção de desenhos e cartazes a gestos improvisados de dança. Ao longo da ocupação, a equipe de educadores vai também documentar as narrativas criadas pelos participantes e exibi-las em uma TV instalada no espaço. 

A concepção e a curadoria da Ocupação são assinadas pela artista plástica Stela Barbieri – Binah Espaço de Arte. A produção é do NU Projetos de Arte. 

Para participar, basta aparecer na data e horário marcados da realização das atividades, que, claro, estão sujeitas à lotação. 

O Estação Férias conta com patrocínio do Grupo Ultra, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Programação das oficinas: 

Oficina 1: Gabinete de invenções do cotidiano – Oficina de cartazes (especialmente para maiores de 12 anos)
Os participantes serão convidados a criar cartazes sobre invenções do cotidiano, as chamadas gambiarras, que surgem pela necessidade de resolver um problema a partir da ideia de qualquer indivíduo.
Quinta e sexta, às 10h, às 14h e às 16h
Sábado, às 13h  

Oficina 2: Riscadores inventados ou outras maneiras de usar os riscadores para desenhar (para crianças de até 4 anos de idade – a oficina é especialmente pensada para a primeira infância, mas pode ser feita por toda a família)
Com gravetos, molas, fios, garfos e bicos de confeitar, entre outros instrumentos, as crianças são estimuladas a fazer desenhos.
Quinta e sexta, às 10h, às 14h e às 16h
Domingo, às 13h 

Oficina 3: Migrações, Caminhos e Mergulhos: Mapas inventados para histórias vividas (para toda a família)
Por meio de desenhos e mapas, os participantes vão tornar visíveis histórias construídas ao longo da vida por diferentes gerações.
Quinta e sexta, às 10h, às 14h e às 16h
Sábado e domingo, às 15h 

Atividades especiais: 

Linha narrativa: ateliê de histórias, com a artista e educadora Stela Barbieri
Cada participante, enquanto desenrola um novelo de lã, será convidado a contar uma história para uma outra pessoa. No fim, depois de ambos ouvirem as histórias um do outro, cada um vai escrever a história escutada em um livrinho.
Dia 15, às 11h 

Imagens da memória: ateliê de ilustração, com o ilustrador e escritor Fernando Vilela
A ideia é criar ilustrações com colagens e carimbos sobre situações que acontecem em nosso cotidiano.
Dia 16, às 11h 

Imagem e palavra: ateliê de quadrinhos, com equipe Binah (a arquiteta Fabiana Freier, a cineasta Flora Pappalardo e o artista visual Pedro Campanha)
A intenção é criar histórias ilustradas de invenções do cotidiano, levando em conta as características próprias de quadrinhos e livros ilustrados.
Dia 22, às 11h 

Invenções do tempo: narração de histórias, com a diretora teatral Cris Ceschi
Cris vai contar algumas histórias ancestrais a fim de revelar os caminhos traçados que levaram às melhores invenções da humanidade.
Dia 23, às 11h 

A invenção do riso: ateliê de palhaços, com o palhaço André Tato
Quando se está pronto para rir não dá medo de errar, a gente corre o risco e se abre para o inusitado. O palhaço e pedagogo André Tato vai falar sobre as ferramentas que utiliza para o ato de rir.
Dia 29, às 11h 

Corpo/Gesto: ateliê de dança, com a professora Luiza Gaia
Luiza convidará todos a revisitarem seu corpo-morada e reinventarem as formas de ser e estar presentes no dia a dia. A pesquisadora tem o objetivo de evocar a potencialidade de gestos e movimentos nas situações mais simples e corriqueiras da vida.
Dia 30, às 11h 

SERVIÇO
Estação Férias – Ocupação Narrativas da Invenção
De 13 a 30 de janeiro, de quinta a domingo
Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis (para participar, basta comparecer na data e no horário marcados das atividades, que, claro, estão sujeitas à lotação) 

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)
Venda de ingressos pela internet

 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA  
O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  

A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.   

A Temporada 2022 conta com patrocínio do Grupo Volvo, da Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, escritório Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support