Mostra Comunicação – Programação completa

As atividades da Mostra Comunicação estimulam a percepção e o uso da língua portuguesa como expressão poética sobre o mundo. Complementa a programação o Laboratório da Língua que investiga novas abordagens sobre o texto, a palavra e a língua em instalações e performances dos Projeto Sonora e O Grupo Cinza que compartilham os espaços de ocupação com as Mostras. Indicado para estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Local: Saguão da Estação da Luz – Praça da Luz, s/n – São Paulo
Toda a programação é gratuita

CONTATO: museudalinguaportuguesa.edu@gmail.com

Projeto Sonora – LuisaPuterman e Bruno Garibaldi
Sonora constrói museus imaginários a partir de som, palavra e imaginação. As propostas de imersão atuam como ferramenta de sensibilização para promover acesso a conhecimentos sobre ciência, cultura, mobilidade urbana, sustentabilidade e justiça social. Nessa ação apresenta-se um Museu imaginário de História Natural da Amazônia.

11h as 16h – Instalação: Janelas Cruzadas
O Grupo Cinza – João Turchi e Gustavo Colombini
A instalação conta com 11 letreiros luminosos que exibem uma frase em looping. O grupo pretende experimentar com o público possibilidades de escrita e leitura em uma espécie de escultura efêmera: os textos criarão diversas possibilidades narrativas, formando um único texto, que estará sempre em movimento.

14h – Disco Aula
Com Eugênio Lima
Eugênio Lima apresenta uma viagem musical através do hip-hop, uma discotecagem comentada e crítica trazendo um panorama da produção hip-hop e sua adjacências e influências.

Projeto Sonora – LuisaPuterman e Bruno Garibaldi
Sonora constrói museus imaginários a partir de som, palavra e imaginação. As propostas de imersão atuam como ferramenta de sensibilização para promover acesso a conhecimentos sobre ciência, cultura, mobilidade urbana, sustentabilidade e justiça social. Nessa ação apresenta-se um Museu imaginário de História natural da Amazônia.

14h – Práticas de Sarau
Com Michel Yakini
O encontro é uma aula/espetáculo que mescla poesia falada e um histórico sobre o movimento de Literatura Periférica, abordando Literatura Negra, Rap, Literatura de Cárcere, Saraus e Slams (batalhas de poesia).

14h – Práticas de Sarau
Com Michel Yakini

14h – Disco Aula
Com Eugênio Lima

11h às 16h – Instalação: Janelas Cruzadas
Com O Grupo Cinza – João Turchi e Gustavo Colombini

14h – Microrroteiros da Cidade
Com Laura Guimarães

11h as 16h – Instalação: Janelas Cruzadas
O Grupo Cinza – João Turchi e Gustavo Colombini

14h – Microrroteiros da Cidade
Com Laura Guimarães

Senhas distribuídas 30 minutos antes. 50% das senhas são reservadas às comunidades escolares da vizinhança A atividade tem o objetivo de produzir microrroteiros, de até 140 caracteres, a partir de cenas curtas do cotidiano. Os textos ganham o espaço urbano e estimulam a imaginação das pessoas, que podem se identificar com as situações descritas e ativar lembranças de acontecimentos de suas próprias vidas.